segunda-feira, 28 de abril de 2014

Calçado - Mãe Coruja e município fazem grande movimentação sobre a gravidez na adolescencia



       A Palestra Gravidez na adolescência, ocorreu no dia 13 de fevereiro de 2014 no salão Paroquial, onde obtiveram 30 mulheres participantes e 19 crianças. A palestra foi ministrada pela Psicóloga do CRAS e as Técnicas do Canto Mãe Coruja com ajudas das professoras do CEC.
       O Assunto abordado, chamou atenção das participantes, pois mesmo as que já são mães, pensaram nas suas filhas e as adolescentes puderam repensar no seu futuro, foi mostrado a elas que a adolescência é uma fase bastante conturbada na maioria das vezes, em razão das descobertas, das ideias opostas às dos pais e irmãos, formação da identidade, fase na qual as conversas envolvem namoro, brincadeiras e tabus. É uma fase do desenvolvimento humano que está entre infância e a fase adulta. Muitas alterações são percebidas na fisiologia do organismo, nos pensamentos e nas atitudes desses jovens: 
  •    A gravidez é o período de crescimento e desenvolvimento do embrião na mulher e envolve várias alterações físicas e psicológicas. Desde o crescimento do útero e alterações nas mamas a preocupações sobre o futuro da criança que ainda irá nascer.
  •        Adolescência e gravidez, quando ocorrem juntas, podem acarretar sérias consequências para todos os familiares, mas principalmente para os adolescentes envolvidos, pois envolvem crises e conflitos. O que acontece é que esses jovens não estão preparados emocionalmente e nem mesmo financeiramente para assumir tamanha responsabilidade, fazendo com que muitos adolescentes saiam de casa, cometam abortos, deixem os estudos ou abandonem as crianças sem saber o que fazer ou fugindo da própria realidade. 
  •     A gravidez precoce pode estar relacionada com diferentes fatores, desde estrutura familiar, formação psicológica e baixa autoestima. Por isso, o apoio da família é tão importante, pois a família é a base que poderá proporcionar compreensão, diálogo, segurança, afeto e auxílio para que tanto os adolescentes envolvidos quanto a criança que foi gerada se desenvolvam saudavelmente. Com o apoio da família, aborto e dificuldades de amamentação têm seus riscos diminuídos. Alterações na gestação envolvem diferentes alterações no organismo da jovem grávida e sintomas como depressão e humor podem piorar ou melhorar.
     É muito importante que a adolescente faça o pré-natal para que possa compreender melhor o que está acontecendo com seu corpo, seu bebê, prevenir doenças e poder conversar abertamente com um profissional, tirando as dúvidas e as angustiam.
O Mãe Coruja juntamente com a equipe de saúde PSF e CRAS estão prontos para acompanhar não só as adolescentes, mas toda sua família dando o suporte necessário, para a chegada da criança e a preparação dessa nova mãe.









Matéria: Profissionais do Mãe Coruja em Calçado
Revisão: Setor de Comunicação e Arte do Programa Mãe Coruja Pernambucana

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Por favor deixe seus comentários e sugestões...