segunda-feira, 12 de janeiro de 2015

Realizações do Mãe Coruja em 2014



  Sanharó      
Mulheres cadastradas no Mãe Coruja concluem cursos oferecidos pelo PRONATEC





          Foi com muita honra que o canto Mãe Coruja Pernambucana em Sanharó participou da solenidade de formatura dos cursos promovidos pelo PRONATEC, programa do governo federal, em 12/12/2014, cursos: auxiliar administrativo, auxiliar em recursos humanos e corte e costura industrial. Estiveram presentes sete mulheres do Mãe Coruja  em Sanharó, encaminhadas pelo canto, em parceria com a secretaria de agricultura do município. Formaram à mesa, na ocasião, representantes do município: prefeito, vice-prefeito, secretária de ação social, representante da secretaria de educação, educadores do SENAI, secretaria de administração e secretaria de agricultura. Dentre as formandas capacitadas, destacamos sra. Suellen de Lima Silva, que durante o curso de auxiliar administrativo teve a oportunidade de receber sua filhinha em 28/11/2014, e que mesmo assim, deu continuidade ao seu aprendizado. Segundo Suellen: “esse curso para mim representou muito, porque eu tive a oportunidade de aprender algo que eu não conhecia”. Sua mãe sra. Sueli de Lima Silva também participou do curso, e estava na solenidade para receber seu certificado de conclusão do curso.



Mãe Coruja, município e sociedade civil se mobilizam diante da crescente gravidez na adolescência  em Sanharó





          O Programa Mãe Coruja em Sanharó dentro da proposta de articulador e cuidador, realizou um evento com a participação de 70 adolescentes da Rede Municipal de ensino, com as Escolas Municipais: Professor Amaro Soares de Souza e Professora Nilza Leite Avelino e o “PETI”, conhecido hoje como: Centro de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, bem como o Canto, Círculo de Educação e Cultura,, CREAS, CRAS, Conselho Tutelar, Enfermeira do Centro Médico de Saúde, Psicóloga do CRAS do bairro Padre Noval e  Musicionista, todos dialogando sobre a GRAVIDEZ NA ADOLESCÊNCIA, que tem crescido a cada ano segundo o Sistema de Informação do Programa Mãe Coruja Pernambuna, em 2013 foram 29 adolescentes grávidas cadastradas no PMCP em Sanharó e, neste ano de 2014, de janeiro a novembro, já são 42 cadastros de adolescentes grávidas. Fato que preocupa o Canto de Sanharó. Para reverter essas estatísticas, primeiro o Canto como articulador sentou com a REDE do município, e todos dentro da abordagem de dialogar juntos, podemos ali trocar nossos conhecimento e experiências. 
       Em 04/12/2014 com a participação dos jovens em uma dinâmica de perguntas e respostas o Encontro se estendeu sobre: As modificações no corpo da adolescente grávida conversado com a enfermeira do CMS, Planejamento familiar, uso correto dos Métodos contraceptivos para adolescentes, infecções sexualmente transmissíveis - “ISTs/DSTs”, higiene pessoal, gravidez de alto risco, Pré-Natal, entre outros. A psicóloga do CRAS 1 da Padre Noval, fez uma reflexão apontando que a gravidez na adolescência possa está atrelada ao fato de ser por falta de cuidado, e não falta de informação, porque informação é o que mais se tem no mundo contemporâneo; As influências externas que levam um (a) jovem decidir engravidar; bem como os fatores emocionais quando se engravida nessa fase de tantas mudanças e dúvidas. Foi aberta uma roda de conversa sobre o vídeo “Vida Maria” de Márcio Ramos, onde os (as) jovens refletiram se querem optar pela repetição de muitas gravidez  como antigamente, ou fazer um bom planejamento familiar. O musicólogo fez uma explanação sobre a influência da música e da mídia no comportamento dos jovens. O Conselho tutelar destacou, baseado no Estatuto da Criança e do Adolescente: Abuso sexual, Pedofia, Estrupro de vulneráveis, Redes sociais e outros; o CRAS e CREAS abordaram os trabalhos com os (as) jovens. Ficou acordado que este trabalho não deve encerrar aqui, até porque o tema é instigante e atual, por isso a REDE, em 2015, se comprometeu dar continuidade ao Projeto: Educação, Ação Social, Saúde e os adolescentes. Já foi dado o ponta-pé inicial, agora é prosseguir. 

























Matéria: Profissionais do Mãe Coruja em Sanharó
Revisão: Coordenação de Comunicação e Arte do Programa Mãe Coruja Pernambucana

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Por favor deixe seus comentários e sugestões...