segunda-feira, 9 de setembro de 2013

Exposição “A arte de amamentar” em temporada na Secretaria de Educação Estadual cativa servidores


         Com a exposição intitulada “A arte de amamentar” o Programa Mãe Coruja Pernambucana visita a Secretaria Estadual de Educação durante a semana de 19 a 23 de agosto. A exposição foi aberta ao público e ficou localizada no hall de entrada da Secretaria, despertando a atenção de servidores e visitantes que por ali passaram.
       A mostra reuniu fotografias de mulheres amamentando, retiradas por Profissionais dos Cantos, além de banners, diários etnográficos e portfólios confeccionados por professores e coordenadores pedagógicos dos Círculos de Educação e Cultura, todos alusivos à Semana Mundial da Amamentação.

         No dia 19 de agosto, durante a abertura da exposição, a Secretaria recebeu a visita de uma aluna do Círculo de Educação e Cultura do município de Panelas que estava acompanhada de sua filha de um ano e quatro meses que ainda mama. Também marcou presença a coordenadora pedagógica, Maria Aparecida, que relatou o trabalho que vem realizando com as professoras durante a semana da amamentação.
           Ao longo da semana, a exposição atraiu mais de 250 servidores locais e regionais, sendo também prestigiada pelo Secretário de Educação, além de representantes de outros setores públicos. Visitantes observaram as fotos, banners e o vídeo institucional do programa, interagiram com a equipe central durante a observação dos trabalhos expostos e aprovaram a iniciativa.
         A exposição foi avaliada por servidores de diversos setores da SEE, que expuseram seus sentimentos diante do evento, conforme relatos abaixo:



           “Achei a exposição muito pertinente para a divulgação de um trabalho de fundamental importância ao conscientizar as mães (sobretudo as adolescentes) sobre a responsabilidade que é assumida ao gerar um filho. Outro aspecto que vale a pena ressaltar é o destaque ao aleitamento materno: causador da mais profunda relação entre mãe e filho e da conscientização do quanto este alimento é importante para o crescimento físico e emocional da criança.” Profª Socorro Coutinho (NEL EREM Joaquim Távora – Recife)
        “Fiquei encantada com a mobilização das equipes que atuam no Programa Mãe Coruja, e feliz de saber que algo tão bom está sendo feito pelas crianças, ou melhor, pelas famílias. Muitas pessoas não sabem o alcance que este Programa tem  e a exposição realizada na sede da SEE PE foi muito oportuna! Parabéns aos profissionais de todas as secretarias envolvidas que realizam este trabalho! Drª Verônica Andrade (presidente da Comissão de Inquérito – GCA)
         “Com a exposição sinto que o Programa Mãe Coruja está resgatando as mulheres e dando novas oportunidades de vida. Eu tenho minha contribuição na contratação dos professores dos Círculos de Educação e Cultura e vejo que deveriam ocorrer outros momentos desses para que todos os nossos colegas da SEE possam ficar cientes do apoio que estamos dando ao Programa.” Mônica Assis (UPGP)
        “A importância do papel da mãe junto a seu filho de modo a estimular o hábito do aleitamento materno apresentada durante a exposição que aconteceu aqui na SEE reforçou ainda mais a relevância do Programa para o Estado de Pernambuco. Parabenizo o trabalho desenvolvido durante toda a semana, diante de um tema tão valoroso, evidenciando a atenção a todos que visitaram o estande. Que ações como essa se repitam sempre.” Telma Perazzo (Gerência de Normatização)
        Com estes depoimentos, observa-se que o objetivo do Programa Mãe Coruja Pernambucana ante a exposição foi atingido, na medida em que servidores/as estaduais estão compreendendo que todos e todas fazem parte dessa linda história de amor e cuidado com as famílias pernambucanas.
Texto:  Elza de Araújo Carneiro Leão Coordenadora  do Mãe Coruja na Educação
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Por favor deixe seus comentários e sugestões...