quinta-feira, 8 de maio de 2014

A Investigação do óbito materno, infantil e fetal acontecendo em Amaraji




Com a finalidade de fornecer informações mensais sobre a vigilância dos óbitos maternos, infantis e fetais, o Grupo Técnico de Amaraji no mês de abril contou com o apoio da Técnica de Investigação de Óbito e a apoiadora da Geres III, envolvendo a participação das Técnicas do Canto Mãe Coruja, Coordenadora da Epidemiologia do município, enfermeiros dos PSFs e da Pediatra do PSF 15 de Novembro, Dra. Ângela.
Este encontro facilitou o manejo e a análise de dados e informações, elucidando alguns dos casos em que a investigação estava atrasada, tendo como fonte o Sistema de Informação sobre Mortalidade – SIM e as fichas de investigação de óbito entregues ao setor de VIGILÂNCIA DO ÓBITO da Geres III.
Este grupo tem natureza fundamentalmente técnica científica, sigilosa não coerciva ou punitiva, o objetivo maior é a Redução da Mortalidade seja materna, fetal ou infantil, além de intensificar esta investigação. Fortalecendo a análise da situação de saúde dos óbitos avaliando os aspectos, natureza, ocorrência e indicando a possibilidade ou não dos fatores de evitabilidade dos óbitos.
O mais importante neste encontro, foi que o GT pôde propor ao Secretário de Saúde e ao Conselho Municipal de Saúde, algumas medidas de prevenção de óbitos, principalmente no pré-natal, como: Intensificar o Planejamento Familiar nas escolas e PSFs, encaminhamentos a especialistas, a saber Otorrino, Obstetra, Ginecologista e Oftalmologista, além de exames complementares e muito importantes na gravidez, para a toxoplasmose, hepatite, e que ainda não é disponibilizado no município.


Matéria: Profissionais do Mãe Coruja em Amaraji - Daniella Lima e Érika Montenegro
 Revisão: Setor de Comunicação e Arte do Programa Mãe Coruja Pernambucana





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Por favor deixe seus comentários e sugestões...