quinta-feira, 26 de fevereiro de 2015

Jucatí - Mãe Coruja realiza palestra e roda de conversa com o tema:"Estou grávida! E agora?"


      Em parceria com a secretaria de saúde, CRAS e USF’s do Município de Jucatifoi realizado os aulões de abertura das turmas do Círculos de Educação e Cultura nos dias 11 e 12 de fevereiro, com o primeiro aulão que teve como tema: “Estou grávida! E agora?”. Houve palestras e rede de conversa para todas as mulheres participantes e com isso tivemos a oportunidade de interação entre os profissionais do município, do CEC e Canto MC e contamos com a colaboração da Psicóloga Luselle Ferro do CRAS do NEVES e da Enfermeira da USF Tenório Bernardo Ediane Leite. 

    A palestra e roda de conversa vivida pelas gestantes e puerpéras presentes abordaram os seguintes tópicos:

  • Ok, o teste deu positivo?

  • Os primeiros sentimentos são de alegria e emoção, mas quando cai na realidade a ansiedade começa a aparecer as perguntas, as dúvidas, enfim, a angústia e a confusão.
  • Estes sentimentos ambivalentes são absolutamente normais. Sentir-se muito feliz e ao mesmo está a perguntar-se “será que sou capaz?”, “será que serei uma boa mãe?”.  Não se alarmem, pai e mãe, pois estes pensamentos e sentimentos fazem parte do estado de espírito de qualquer casal. 
  • A gravidez é uma situação fisiológica normal e por isso não é doença. Normal é sentir-se diferente, devido às mudanças não só do seu corpo, mas de toda a sua vida. A gravidez deve ser encarada como uma etapa de desenvolvimento e um fenômeno de interação permanente entre mãe-filho e família.
  • Agora que suspeita estar grávida, é recomendável que vá ao seu médico e/ou enfermeiro, para iniciar uma bateria de exames e seguir todas as suas indicações.
  • Tranquilizem-se e aproveitem, pois esta é a fase mais bonita das vossas vidas.



Matéria: Profissionais do Canto Jucati -  Silmara Vieira e Tereza Costa
Revisão: Coordenação de Comunicação e Arte do Programa Mãe Coruja Pernambucana 




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Por favor deixe seus comentários e sugestões...