sexta-feira, 13 de fevereiro de 2015

Mãe Coruja em Orocó - Estou grávida! E agora?



 O Programa Mãe Coruja Pernambucana em Orocó realizou no dia 10/02/2015 na escola de referência EREEM Jacob Antônio de Oliveira um aulão com o tema: Estou grávida! E agora? O aulão contou com a parceria do município que disponibilizou as palestrantes. 
  O público alvo foram os alunos do 3º ano do ensino médio e mulheres cadastradas no Programa Mãe Coruja. 
 O objetivo foi proporcionar informações e orientações para o público desde a prevenção, a gravidez e as consequências positivas e negativas preparando-os para um equilíbrio da construção da família.
     As palestrantes abordaram o tema de forma clara e objetiva de modo que houve interação dos participantes com questionamentos, depoimentos e esclarecimento de dúvidas. Os mesmos puderam compreender a importância da prevenção, do diálogo com a família e da orientação dos profissionais, além da importância da afetividade e do vínculo entre a gestante/parceiro/família para o bem estar tanto da mãe quanto do bebê. Enfocaram ainda a importância do planejamento, do fator psicológico e financeiro, que faz com que muitos adolescentes saiam de casa, pratiquem abortos, interrompam seus estudos precocemente e abandonem as crianças sem saber o que fazer fugindo da própria realidade.
    De acordo com depoimentos dos próprios adolescentes as causas mais frequentes da gravidez na adolescência são: falta de orientação da família, escola e sociedade sobre os métodos contraceptivos; falta de diálogo com os pais e o uso de drogas e bebidas alcoólicas pelos mesmos.
   Nos últimos anos, o número de gravidez entre adolescentes aumentou de forma visível considerando um fato muito preocupante na sociedade, pois traz sérias consequências para a vida dos pais, dos adolescentes e das crianças. Por isso torna-se necessário uma maior atenção por parte de todos os órgãos responsáveis para uma orientação e intervenção no sentido de apoio, atenção e prevenção.


Matéria: Profissional do Canto Mãe Coruja em Orocó -Ana Maria de Araújo Santos
Revisão: Coordenação de Comunicação e Arte do Programa Mãe Coruja Pernambucana

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Por favor deixe seus comentários e sugestões...