quarta-feira, 7 de outubro de 2015

Notícias de Jupi


Governador e prefeita entregam chave da cidade a "Bebê Prefeita" Maria Tawane cadastrada no Mãe Coruja







    Durante o planejamento para realização da II Semana do Bebê no município de Jupi uma das atividades idealizadas seria a entrega simbólica da chave da cidade ao primeiro bebê que nascesse durante esta semana. E foi no 29 de setembro que nasceu Maria Tawane.


   Andreia Roberta, cadastrada no Programa Mãe Coruja, aluna do Círculo de Educação e Cultura foi ao encontro de gestantes, mas decidiu não ficar no evento por estar com 3 cm de dilatação. Às 9:00hs a articuladora municipal do Canto Jupi, Arlane Moraes e a profissional do Canto Angélica Sabrina levaram a gestante até sua casa para organizar suas malas e ficaram a disposição para o momento em que a mesma necessitasse ir a maternidade. Às 11:00hs Andreia foi levada à maternidade pela articuladora. Curiosamente, o palestrante do encontro de gestantes Fernando Barbosa encerrou sua palestra e direcionou-se à Unidade de Saúde Claudina Teixeira, onde daria assistência ao parto de Andreia.
      Estando as profissionais do Canto e da Secretaria de Saúde na expectativa ao lado da sala de parto, às 12:19hs Tawane nasce de parto normal, com 3.050 kg e 50 cm. É a primeira Bebê Prefeita do município.

   Foi das mãos do governador do Estado Paulo Câmara e da prefeita Celina Brito que MariaTawane recebeu a chave do município e pela população foi carinhosamente acolhida.




Matéria: Profissionais do Mãe Coruja em Jupi -  Angélica Sabrina –Canto e Arlane Moraes – Articuladora do 
município
Revisão: Coordenação de Comunicação e Arte do Programa Mãe Coruja Pernambucana




     

Mãe Coruja e Secretaria Municipal de Saúde realizam a II Semana do Bebê








    No período de 29 de setembro a 02 de outubro de 2015 o Canto Mãe Coruja Jupi e a Secretaria Municipal de Saúde vivenciaram atividades referentes a II Semana do bebê em parceria com as Secretarias Municipais de Educação e Assistência Social, Coordenadoria de Políticas para Mulheres e Selo Unicef.

   Na segunda-feira foram realizadas palestras nas 6 Unidades de Saúde da Família sobre a importância do pré-natal e aleitamento materno, na terça-feira pela manhã ocorreu um encontro de gestantes com palestra sobre desenvolvimento fetal e parto, exercícios físicos e apresentação de vídeo com fotos das gestantes cadastradas no Programa Mãe Coruja e pela tarde, entrega simbólica da chave da cidade à bebê prefeita. Na quarta-feira foram novamente realizadas atividades educativas nas USFs e para encerrar, na quinta-feira foram realizadas atividades recreativas e contação de histórias nas escolas infantis e creches da zona rural e urbana.

    Durante toda a semana o município esteve engajado em oferecer atividades que envolvessem as gestantes e crianças em atividades diversas de maneira igualitária e afetuosa, buscando fortalecer a efetivação e continuidade do cuidado para com as mães e crianças.

Autoras: 


Matéria: Profissionais do Mãe Coruja em Jupi - Angélica Sabrina – Profissional do Canto e Arlane Moraes – Articuladora do município
Revisão: Coordenação de Comunicação e Arte do Programa Mãe Coruja Pernambucana




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Por favor deixe seus comentários e sugestões...