quinta-feira, 18 de setembro de 2014

Mãe Coruja e Município movimentam a Semana Mundial do Aleitamento Materno em Santa Maria da Boa Vista




        No mês de agosto o Canto Mãe Coruja de Santa Maria da Boa Vista-PE, vivenciou junto com o Círculo de Educação e Cultura e alguns setores municipais CRAS, CREAS, DAP, CAPS, PSFs, Dep. De Cultura, Conselho tutelar) a importância do aleitamento materno, pois se acredita que a "amamentação é a intervenção preventiva mais eficaz que existe para evitar mortes de crianças menores de cinco anos". 


        Assim, no decorrer do mês algumas ações foram realizadas para o favorecimento do aleitamento materno. Como visita à maternidade, incentivando a amamentação, orientação nos atendimentos, visitas aos PSFs nos dias de pré-natal, estimulando o aleitamento materno, atividades educativas nos círculos de Educação e Cultura e ainda em praça pública mães e gestantes foram atendidas recebendo orientação sobre o Programa e a importância do aleitamento materno. Na ocasião, cerca de 60 mulheres (durante as atividades do mês) receberam folder explicativo informando sobre as vantagens do leite materno, o apoio à mulher na amamentação, as dicas para uma amamentação bem-sucedida. 

     Durante as atividades algumas curiosidades foram relembradas as mães. A saber:

· Crianças que são amamentadas durante uma média de sete a nove meses têm seis pontos mais de QI que crianças que recebem leite materno por menos de um mês. 

· A amamentação materna também ajuda as mães a perder peso e reduzir o risco de câncer de mama e câncer de ovário, como diabetes tipo 2.

· O leite materno é um dos fortes aliados no combate à mortalidade infantil.

· É um alimento que possibilita melhoramentos para o desenvolvimento da criança. Além disso, fonte de carinho, onde oferece tudo o que o bebê precisa no início da vida.

Sabe-se que embora a amamentação tenha aumentado em muitos países das Américas, ainda há muito a ser feito para otimizar as práticas de amamentação. Mas, graças ao incentivo, o Brasil, segundo pesquisas reduziu a taxa de mortalidade infantil. Sendo esta uma grande conquista construída a cada dia, com campanhas, doações de leite e o fortalecimento das políticas públicas voltadas para a família, a gestante e a criança.


Criança amamentada é criança bem alimentada e melhor preparada para crescer com mais saúde.



Matéria:  Silvana de Alencar- Profissional do Mãe Coruja em Santa Maria da Boa Vista-PE
Revisão:Setor de Comunicação e Arte do Programa Mãe Coruja Pernambucana






Nenhum comentário:

Postar um comentário

Por favor deixe seus comentários e sugestões...