terça-feira, 30 de setembro de 2014

Notícias do Mãe Coruja da V região do Agreste - Garanhuns


Semana mundial da amamentação
Mãe Coruja em Jucati






     Com o tema “Apoio às mães que amamentam: próximo, contínuo e oportuno” Foi realizada de 11 a 25 de agosto a Semana da Amamentação no Município de Jucati com apoio da Prefeitura Municipal, secretaria de saúde e ação social. O tema deste ano ressalta a importância do aconselhamento às mães como a chave para o sucesso do aleitamento. O Programa MÃE CORUJA desde sua criação, tem tido a grande preocupação com a mortalidade infantil e esse evento é considerado como veículo para promoção da amamentação por isso é preciso incentivar o aleitamento materno exclusivo até o sexto mês de vida do bebê, devido às vantagens que ele produz tanto para o bebê como para a mãe, como também, para a área de nutrição, lembrando que a amamentação é considerada um direito humano da criança.

    Engajado no assunto e em parceria com o Programa Mãe Coruja, o município realiza durante toda essa semana, atividades relacionadas ao tema nos Postos de Saúde da Família (PSF) voltadas para gestantes, puérperas e nutrizes (mães que amamentam recém-nascidos até seis meses e mães que amamentam crianças após os seis meses, respectivamente). As atividades têm o objetivo de promover o aleitamento materno e fortalecer as ações na comunidade, diminuindo assim os mitos e tabus relacionados ao assunto. Segundo a Psicóloga do CRAS do Município de Jucati (Luzelle), ainda existem muitos mitos em relação ao assunto. “Temos que aproveitar todos os momentos que estamos com as gestantes para falar sobre o aleitamento, ainda pairam muitas dúvidas nesse público, como o leite do peito ser fraco; a necessidade do uso de chupetas e chás para acalmar o bebê; a rachadura do peito, que ocorre motivada pela forma e posição erradas ao amamentar a criança, entre outras dúvidas”, esclarece Luzelle. Cada PSF desenvolveu uma atividade relacionada ao tema, em cada dia da semana. Foram filmes sobre o assunto, dinâmicas de grupo e palestras. As mesmas informações são repassadas às gestantes que realizam o acompanhamento do pré-natal, com as reuniões de grupo, consultas, visitas domiciliares e puerpério. As reuniões de grupo acontecem mensalmente em todos os PSF. “A nossa intenção é evitar que as mães passem por sofrimentos desnecessários, como dor ao amamentar, provocando assim, o desmame precoce”.



Matéria:Profissional do Mãe Coruja Canto - Silmara Vieira e Tereza Costa
Revisão:Setor de Comunicação e Arte do Programa Mãe Coruja Pernambucana







Mães do Programa Mãe Coruja Lajedo são contempladas com Projeto Estadual de Qualificação





          A Secretaria de Qualificação, Trabalho e Empreendedorismo de Pernambuco - STQE através do programa Mãe Coruja Lajedo trouxe o Projeto Integrado de Responsabilidade Corporativa do SESIPE que oferece: curso sobre como administrar seu dinheiro, Cozinha Brasil e oficina de reciclagem do Sesinho destinos aos filhos das mães que participam.

        Com o apoio do SESI, o Cozinha Brasil esteve durante cinco dias de 25 à 29 de agosto com um trailer montado nas dependências do CEPEF antigo modulo no bairro da Cohab. O curso de empreendedorismo foi o pioneiro, sendo oferecida às mães cadastradas no programa conveniado à secretaria de assistência e desenvolvimento social. Através do curso foram beneficiadas 71 mães onde as mesmas foram qualificadas ao ambiente de trabalho ou mesmo para degustação diária em suas casas. A gestante Daniele relatou: “O curso valeu a pena pois agora irei saborear uma comida saudável e assim possibilitar uma melhor qualidade de vida aos meus filhos”.

          Para ministrar o curso de culinária contamos com a presença diária da nutricionista Graça Casé, disponível ao acesso de todas para esclarecer eventuais duvidas e dedicar atenção às duas turmas que foram divididas entre os turnos matinal e diurno, compreendendo os horários das 8h às 11h e 13h às 16h30.

       Visando uma nutrição familiar saudável e de qualidade, o STQE qualifica as mães do programa para o mercado, investindo na transformação desse aprendizado em renda futura, resgatando a cidadania dessas mães, bem como fortalecendo o vinculo afetivo com seus filhos através da alimentação saudável feita com dedicação ao filho e familiares. O projeto também pensou nas crianças, disponibilizando o SESINHO para apoio local, composto por uma equipe multidisciplinar para co o cuidado dos menores, inserindo-os em atividades diferenciadas dependendo da faixa etária, tais como: atividades lúdicas, leituras e incentivo a produção de brinquedos com garrafas peti.








Matéria:Profissional do Mãe Coruja Canto em Lajedo
Revisão:Setor de Comunicação e Arte do Programa Mãe Coruja Pernambucana






Nenhum comentário:

Postar um comentário

Por favor deixe seus comentários e sugestões...