sexta-feira, 15 de maio de 2015

Mãe Coruja e Vigilância em saúde prevenindo a mortalidade infantil e materno em Santa Maria da Boa Vista






     Na intenção de alcançar os objetivos do Programa Mãe Coruja Pernambucana que é “fortalecer os Comitês de Investigação do Óbito Infantil e Materno e os Comitês de Prevenção e Redução da Mortalidade Infantil em todo o Estado”, quinta (07) estiveram reunidos a vigilância em saúde e Mãe Coruja para discutirem e encontrarem estratégias para redução e prevenção de óbitos no município.

    O encontro foi realizado no Hospital Monsenhor Ângelo Sampaio, contando com a participação de enfermeiros, coordenação da Vigilância em Saúde, Coordenação de Atenção Básica, médico e técnica do PMCPE. Essa ação exerce papel relevante como instrumento para a melhoria dos Sistemas de Informação em Saúde e como fonte de evidências para o aprimoramento da atenção à saúde no nosso município.

      Sabe-se que a Vigilância do Óbito Fetal, Infantil e Materno é uma experiência que vem se aprimorando rápida e continuamente. Por isso na ocasião da reunião permitiu relatar sobre os óbitos ocorridos em 2014, assim como foi realizado um estudo sobre óbito infantil ocorrido no município. A investigação foi uma oportunidade de refletir e avaliar como vem sendo prestados os serviços no município, bem como levantar ações para a não ocorrências de óbitos, assim como fortalecer as ações de cooperação relacionadas a esse tema.

      Compreende-se que existem muitas maneiras de se reduzir a mortalidade infantil, por exemplo: aumentar o acesso ao saneamento básico (água e esgoto tratados), melhorar a instrução das mulheres, dar à população de baixa renda mais acesso a serviços de saúde de qualidade, aumentar as campanhas de sensibilização sobre a importância da vacinação, da reidratação oral e do aleitamento materno, investir em pesquisas médicas, etc.

       Considera-se o encontro de GT como um resultado positivo. Pois é na investigação que se procura identificar os determinantes que originaram o óbito e assim definir localmente as prioridades de intervenção para evitar novos casos, por meio da adequada atenção à saúde.



           Todos juntos por uma Boa Vista sem mortalidade!





Matéria: Silvana de Alencar Santos – Técnica PMCPE
Revisão: Coordenação de Comunicação e Arte do Programa Mãe Coruja Pernambucana





 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Por favor deixe seus comentários e sugestões...