terça-feira, 19 de maio de 2015

Para todas as mães



                 
Uma homenagem do Programa Mãe Coruja Pernambucana a todas as mães que generosamente alimentaram e carregaram em seu ventre a semente de uma nova vida.

Quando da chegada à luz, o amor incondicional e o cuidado infinitamente incansável.









     Toda mãe é coruja. E foi justamente para ajudar às mulheres a cuidar dos seus filhos que o Programa Mãe Coruja Pernambucana nasceu e mudou a gestação de mais de 136 mil mulheres do Estado. Maria Givaneide, 33 anos, é uma delas. Moradora de Arcoverde, no Sertão, ela já teve duas gestações acompanhadas pelo Programa, que visa reduzir a mortalidade materna e infantil.

     “Graças ao Mãe Coruja, curei a minha depressão e fiquei mais preparada para a maternidade”, resume Givaneide, que é mãe de Maysa e Ana, de cinco e dois anos. As duas meninas também estão no grupo de cerca de 80 mil crianças que são acompanhadas mensalmente pelo Programa, que já recebeu dois prêmios internacionais. “Além do pré-natal, participamos de cursos e oficinas que nos ajudam a mudar de vida”, conta ela, que recebeu ajuda para concluir o ensino médio e aprender a fazer bolos para aumentar a renda familiar.

     Assim como Givaneide, mães de 105 municípios, das 12 regiões do Estado, contam atualmente com a assistência do Mãe Coruja. A meta deste ano é que o Programa seja universalizado para todo o Estado e mais mulheres possam cuidar dos seus filhos e possam comemorar, felizes, muitos e muitos #DiaDasMães como o deste domingo.


Matéria publicada no Facebook do Estado;  https://www.facebook.com/governope?fref=ts







Sertão do Pajeú



São José do Belmonte





   Em comemoração ao Dia das Mães, o Mãe Coruja em São José do Belmonte,  Canto e Círculo de Educação e Cultura,  em parceria com a Secretaria da Mulher, realizou homenagem às mães no Canto Mãe Coruja com muitas atividades como: aferição de pressão arterial, exame de glicose, apresentação de uma peça teatral pelo grupo PROJOVEM, entrega de presentes, mensagens, café da manhã e um depoimento muito emocionante de uma mãe cadastrada no Programa, sobre a alegria de ser mãe. 
   Contamos com a presença de gestantes, mães e crianças. Na ocasião as mães tiveram a oportunidade de compartilhar experiências; as mesmas se mostraram gratificadas por esse dia dedicado a elas. As profissionais do canto encerraram com uma palavra enfatizando a importância da relação mãe e filho e de como devem cultivar este relacionamento.


Matéria: Profissionais do Canto Mãe Coruja em  São José do Belmonte
Revisão: Coordenação de Comunicação e Arte do Programa Mãe Coruja Pernambucana






Agreste Setentrional


Bom Conselho








     O  Mãe Coruja no Município de Bom Conselho realizou evento comemorativo sobre o Dia das Mães para as mulheres Corujas em especial às participantes do Círculo de Educação e Cultura. O evento aconteceu no dia 13 maio na Escola Estadual CERU com a presença das mulheres cadastradas no Programa (gestantes e mães mulheres corujas), Profissionais do Círculo de Educação e Cultura e do Canto Mãe Coruja, no total de 41 participantes. 
        Este   evento teve o objetivo de celebrar esse dia tão especial para todos nós,o dia das mães, ocasião em que foi explanado como este dia surgiu, sua história, bem como seu significado.  O canto Mãe Coruja enfatizou a importância do Programa Mãe Coruja no Município para cuidado com as futuras mães, dela quando mãe e seus filhos.
       Uma roda de conversas foi realizada onde as mulheres relataram suas experiência como mulher,  participaram de  brincadeiras e receberam  brindes. 
    Como parceiros envolvidos para realização desta homenagem o Mãe Coruja em Bom Conselho teve: BRF Foods, IPA e Escola Estadual-CERU.



Matéria: Profissionais do Mãe Coruja em Bom Conselho
Revisão: Coordenação de Comunicação e Arte do Programa Mãe Coruja Pernambucana







                  Sertão central



  Terra Nova
         Neste dia 07 de maio de 2015, toda Equipe do Canto Mãe Coruja de Terra Nova( Técnicas e CECs), vivenciaram o mês de maio, mês das mães, juntamente com o CREAS Regional e a nutricionista da Sec. de Educação do município, houve panfletagem e orientação de forma diversa ao público encontrado na feira livre, abordando temas que vão desde a negação de direitos até a alimentação saudável, escolha e higienização de alimentos .
     As gestantes cadastradas no Programa foram questionadas nas bancas sobre o tipo de alimentos que estavam adquirindo e a necessidade destes para nutrição da família. Os pais, avôs, dentre algumas de nossas gestantes e mães corujas também encontradas em bairro marcado pelo uso do álcool e cenas de violência, onde a presença do CREAS Regional veio a fortalecer as orientações para o respeito aos direitos e a concepção de que o álcool é substância prejudicial a gestação e aleitamento materno, bem como o uso abusivo pode induzir a violência, essa ação atingiu um público de aproximadamente 100 pessoas.
       A campanha se fez em dois momentos de feira livre e teve como culminância a comemoração dos Dias das Mães no Município, os profissionais do Mãe Coruja participaram com algumas de mulheres cadastradas chegando a um número de 73 mulheres. Já no dia 14 de maio, houve orientação para a evitabilidade de acidentes de trânsito no município, o chamado "Maio Amarelo", contando com a presença de todos os agentes de saúde e equipes dos PSFs Catarina de Sá Barreto, Antonio Gonçalves Torres, Julia Freire e PSF Cidade, como também dos profissionais do Mãe Coruja,  onde as escolas também foram alvo do trabalho, sendo nelas ministradas palestras voltadas para esses temas(com público alvo de 120 adolescentes da escola Antonio Lustosa) . Esse trabalho foi intitulado "Mãe Coruja e Município de Terra Nova orientam".
 Matéria: Profissionais do Mãe Coruja em Terra Nova
Revisão: Coordenação de Comunicação e Arte do Programa Mãe Coruja Pernambucana
  
                     Sertão do São Francisco



Santa Maria da Boa Vista










   Mãe você... Amiga, trabalhadora guerreira, paciente, criativa, determinada, amorosa, linda... Foi assim que o Centro de saúde Raimundo Bedor intitulou as mães da zona rural em sua comemoração no dia das mães.

   Todo evento foi bem articulado e organizado. O Programa Mãe Coruja foi um dos seus parceiros para abrilhantar a festa! Ofereceu acompanhamentos de gestantes e bebes, bem como realização de cadastros. Ainda assim foi convidado a participar das dinâmicas executadas, como os sorteios de brindes, estes foram realizados pelo diretor do centro, técnica do Mãe Coruja e enfermeiros.

    Na ocasião do evento, foi oferecido café da manhã, corte e escova de cabelos maquiagem, manicure e pedicure e sobrancelhas. E acima de tudo consultas odontológicas e médicas como: cardiologistas, preventivos, eletrocardiograma, bem como a efetivação de vacinação, exames de rotinas, e ultrassons.
 
    O Dia foi marcado de muita alegria e satisfação por parte das mães e parceiros. Esteve presente a equipe do CAPS e equipe do Departamento Cultural mostrando através de uma exposição artesanal seus trabalhos manuais.

    Sabemos que os dias passam, o tempo corre, e que a cada dia uma esperança nasce. Neste sexta (15) foi um dia diferente, único, um dia em que as mães, com o coração cheio de emoção e alegrias foram homenageadas.




Matéria: Profissional do Canto Mãe Coruja Santa Maria da Boa Vista - Silvana de Alencar Santos
Revisão: Coordenação de Comunicação e Arte do Programa Mãe Coruja Pernambucana






Santa Maria da Boa Vista


Mãe, você marca a minha vida!



       Como marco essencial na vida dos filhos, prestamos uma homenagem às mães do Círculo de Educação e Cultura.

       É comum, no mundo contemporâneo, a comemoração do Dia das Mães em todo segundo domingo de maio. Essa data já se tornou sinônimo de afeto, carinho e consideração pelas genitoras. Assim, neste dia 12 de maio o Dia das Mães foi uma data de singular importância para as mães, filhos e CEC, uma vez que, promoveu o reforço de vínculos familiares. Este dia foi marcado de muita alegria e harmonia entre os participantes.

      Para início de festa, a técnica do Canto Mãe Coruja fez abertura trazendo como texto baseado no cristianismo: “Mãe, porque para Deus nós somos o bom perfume de Cristo”. Sendo uma oportunidade de explanar o caráter das mães para os filhos e familiares. Em seguida apresentou-se dinâmica, mãe você é única e insubstituível.

      A harmonia de mães e filhos tomou conta da festa, onde puderam expressar seus sentimentos através de imagens e textos. Outras brincadeiras também foram realizadas pelas professoras do CEC, bingos das mães, sorteios. A coordenação do CEC fez leitura de mensagens e registrou o evento com fotos e vídeos. Assim durante o evento foram exibidos vídeos de mensagens e musicas para homenagear as nossas mãezinhas.

     Participaram do evento aproximadamente 40 mães e seus filhos, a homenagem aconteceu no pátio da escola Municipal Afonso Alves. Para encerrar foram oferecidos lanche e lembrancinhas.

    Mãe, você é um exemplo de mulher: conselheira, amiga, companheira, exemplo de amor e persistência. Por isso é mais que merecido que exista um dia para te homenagear. Obrigada mãezinhas por estarem ao nosso lado.

 Você é a prova de que amor incondicional existe. Feliz Dia das Mães!





Matéria: Profissional do Canto Mãe Coruja Santa Maria da Boa Vista - Silvana de Alencar Santos
Revisão: Coordenação de Comunicação e Arte do Programa Mãe Coruja Pernambucana




                              Orocó







    O Programa Mãe Coruja Pernambucana de Orocó comemorou o Dia das Mães nos dias 06 e 07/05/2015. Os eventos foram realizados nos CECs da sede, Vitorino e no Assentamento Alegre. Durante a programação, foram realizadas dinâmicas, desfiles, concurso de maquiagem, sorteios de brindes, exibição de vídeos com mensagens e uma retrospectiva da participação das mesmas no programa e nos CECs, entre outros.


    O objetivo foi proporcionar às participantes uma reflexão sobre a importância e o papel das mesmas na educação e no desenvolvimento dos filhos. Foi um momento de integração onde as participantes puderam brincar e trocar experiências. Este público em sua maioria de mães cadastradas no Programa Mãe Coruja.


















Matéria: Profissionais do canto em Orocó: Ana Maria e Marizete.
Revisão: Coordenação de Comunicação e Arte do Programa Mãe Coruja Pernambucana






Cabrobó




      No período de 7 a 11 do mês de maio os Círculos de Educação e Cultura do Mãe Coruja em Cabrobó juntamente com as Unidades de Saúde do bairro Subestação e Sem Teto e Secretaria de Assistência Social através do CRAS homenagearam as mães com diversas atividades.

   Os eventos foram comemorados com a participação de dezenas de mulheres que desfrutaram de uma manhã bastante agradável e prazerosa, com muitas homenagens, por meio de dinâmicas, dramatizações, poesias e distribuição de presentes. 


Homenagem às Mães

“Doadora da vida
Berço do amor eterno
Refúgio certo nas horas incertas
Abraço que conforta
Beijo que cura
Lembrança que perdura
Mãe, bendita és tu, mulher
Que habitas hoje e sempre
Dentro do meu coração!"

(Luis Alves)






Matéria: Coordenadora e professoras dos Círculos de Educação e Cultura – Cabrobó.
Revisão: Coordenação de Comunicação e Arte do Programa Mãe Coruja Pernambucana



Sertão do Alto Pajeú
    



Iguaracy



Só quem é mãe sabe o que é amar incondicionalmente





     Nada se compara a ouvir o coração do bebê, sonhar com seus primeiros passos e imaginar o que ele vai ser quando crescer. Por isso, o  Mãe Coruja em Iguaraci-PE, através dos Círculos de Educação e Cultura,  confraternizou e homenageou as mães corujas no dia 08/05/15, com dinâmicas de descontração e interação, além de trocas de experiências de como foi criar seu filho . No momento participaram 24 educandas e foi oferecido um jantar, distribuição de presentes, sorteios de 2 cestas básicas e outros brindes. 
Desejamos a todas as Mães cadastradas no Programa Mãe Coruja um feliz Dia das Mães, porque são mães que  sabem o que é amar de verdade.





Matéria: Profissionais do  Mãe Coruja em Iguaracy: Bruna Almeida, Aparecida Lima, Ana Maria, Elânia e Sirleide.
Revisão: Coordenação de Comunicação e Arte do Programa Mãe Coruja Pernambucana


Santa Terezinha





       O Mãe Coruja em Santa Terezinha, realizou nos dias 06, 08 e 12 de maio, Chá da Tarde com as mães do Círculo de Educação e Cultura I, um jantar a noite com as mães do Círculo de Educação e Cultura II, e Café da manhã com as mães do CEC III e IV, tudo em homenagem ao Dia das Mães. Nestes momentos foram feitas atividades lúdicas, onde todas mães participaram ativamente, criando um ambiente festivo e acolhedor. 

    Tivemos mensagens, depoimentos, homenagens e distribuição de lembrancinhas para finalizar as comemorações em homenagem as nossas Mãe Corujas. Nos eventos estiveram presentes 70 mães, que demonstraram uma grande satisfação em participar .O Mãe Coruja de Santa Terezinha contou com a parceria da Secretaria Municipal de Saúde e da Secretária de Cultura para realização do Evento.




Matéria: Profissionais do Mãe Coruja em Santa Terezinha
Revisão: Coordenação de Comunicação e Arte do Programa Mãe Coruja Pernambucana






          Agreste Central



Sairé


A importância da mãe na construção do ser humano baseada no cristianismo



O Canto Mãe Coruja de Sairé comemorou neste mês de maio o Dia das Mães e término de mais um módulo do Círculo de Educação e Cultura, em parceria com a Prefeitura Municipal e participação de mulheres que fazem parte do Programa.
 
Foi um momento de muita emoção, com um palestrante maravilhoso onde suas palavras despertaram sentimentos maternais e cristãos  em todos ali presentes,  um verdadeiro resgate do papel da mãe/mulher na vida de seu filho e família, o quanto elas são essenciais em nossas vidas.

O mesmo abordou a carta do Papa João Paulo II às mulheres que dizia o seguinte: “Obrigado a ti, Mulher/mãe, que te fazes ventre de ser humano na alegria e no sofrimento de uma experiência única, que se torna sorriso de Deus pela criatura que é dada à luz, que te faz guia dos seus primeiros passos, amparo de seu crescimento, ponto de referência por todo o caminho da vida.”
Foram distribuídas lembrancinhas e feito sorteios, tendo ao final um delicioso lanche e assim fortalecendo os vínculos de toda equipe do Canto Mãe Coruja Sairé com as mães que fazem parte do Programa.    
 



Matéria: Profissionais do Mãe Coruja em Agrestina
Revisão: Coordenação de Comunicação e Arte do Programa Mãe Coruja Pernambucana



 

      Agrestina
           


     Em comemoração ao dia das mães, o Canto Mãe Coruja em Agrestina e o Círculo de Educação e Cultura, em parceria com Secretaria de Politicas para as Mulheres e Prefeitura Municipal, realizaram homenagem a todas as mães, neste dia 07 de maio  no canto Mãe Coruja.   Este momento se desenvolveu algumas atividades como dinâmicas, entrega de mensagens especiais de seus filhos, além  de brindes e lanche. 
     Os profissionais do Mãe Coruja  agradeceram a presença de todas, enfatizou o dom e a dádiva de podermos ser mães e que a cada dia possamos abraçar e falar para nossos filhos o quanto o amamos, para que eles cresçam em um ambiente de amor e paz. Enfatizou também a participação das mesmas em suas atividades diárias, e ressaltou a importância desses momentos de interação entre mães e filhos que devem ser cultivados todos os dias 
 O momento teve a presença de gestante, mães, crianças e a presença importante da Secretária da  Mulher. Finalizando o evento, Witheney Lira  leu uma mensagem para sua mãe Maria Clarinha:

“Mãe...palavra sublime

Mulher em forma de flor

Cuja bondade se exprime

Em dose de puro amor.

Mãe...é ternura e emoção

Seja no céu ou na terra

É a mais suave expressão

Do amor que nunca encerra.

Mãe...seja jovem ou idosa

Na alegria ou na dor

Tu és a mais bela rosa

No reino do Nosso Senhor.”

Feliz Dia das Mães!





 
Matéria: Profissionais do Mãe Coruja em Agrestina
Revisão: Coordenação de Comunicação e Arte do Programa Mãe Coruja Pernambucana



Agreste 



  Casinhas



                  

    O Programa Mãe Coruja Pernambucana vem envolver e sensibilizar a gestante de sua realidade no momento em que seu cadastro é realizado, identificando necessidades inerentes à sua gravidez, assistindo-as e direcionando-as para as soluções. Desta forma, dando oportunidade para atingirem seus objetivos nesta fase, proporcionando um pré-natal saudável e tranquilo, assim como de seu parto, pós-parto e o cuidado com a criança até os cinco anos e conquistando assim, os seus direitos como mulher, da criança, da sua família como também estimulando os seus laços afetivo.
    Diante deste contexto, o que refletiu a festa do dia das mães de Casinhas realizada nesta quarta dia 14 de maio na casa paroquial? Na percepção que: “O mãe Coruja tem os olhos arregalados, vê de frente vê de lado, vê em todas as direções e que nada falte ao seu cuidado...”(Frei Aluízio)  e reconhecendo na mulher o direito de ser mãe e o dever de formar com muito amor, compreensão seu filho, a festa veio confirmar uma percepção deste cuidado. Quando da grande presença de gestantes, mães e crianças na festa e da alegria estampada em seus rostos em participar deste momento. Confirmando para nós que fazemos o Mãe Coruja em Casinhas a certeza do retorno do nosso trabalho. Canto e Círculo de Educação e Cultura sintonizados em uma mesma direção quando envolve à todos do município nesta luta: representantes da prefeitura, da câmara dos vereadores, igreja, os comerciantes, CREAS, hospital, PSFs... não se percebe quem é técnica ou quem é professora, todos envolvidos em um mesmo objetivo, todos juntos e misturados em direção de uma sociedade mais justa e igual. Assim é o Mãe Coruja Casinhas.



 


Matéria:Profissional do Canto Mãe Coruja em Casinhas - Carmen Valença e Claudenice
Revisão: Coordenação de Comunicação e Arte do Programa Mãe Coruja Pernambucana



Casinhas
Mãe Coruja convida para festa em comemoração ao dia das mães






Matéria:Profissional do Canto Mãe Coruja em Casinhas - Carmen Valença e Claudenice
Revisão: Coordenação de Comunicação e Arte do Programa Mãe Coruja Pernambucana





Mata Sul



Xexéu






      No dia 14 de maio de 2015, foi realizada nossa festa das mães com a participação de 17mães e 13 crianças, o tema: mãe um ser divino ...foi trabalhado nesta tarde onde achamos o evento bastante proveitoso , esperamos chegar no coração das mães e trazer todos familiares para nossos eventos, pois hoje celebramos o advento de ser mãe e o dom divino da gestação.    Abordamos o assunto de forma simples e objetiva, buscando de forma lúdica e descontraída  levar informações importantes , objetivando além do desenvolvimento e  crescimento infantil , também fomentar estes Círculos.







Matéria: Profissionais do Canto Mãe Coruja em Xexéu - Antônio Carlos,  Cláudiana - Genilva    Elizângela dos Circulos de Educação e Cultura e  Ana atendente






Palmares


 




    O Programa Mãe Coruja em Palmares, realizou na tarde no dia 12 de maio, uma homenagem para as mães, em parceria com o PSF de São Sebastião e o NASF. Estiveram presentes 50 pessoas entre mulheres e crianças. Contamos com um educador físico que executou dinâmicas e exercícios para as mães elevarem a auto- estima e orientou sobre alguns exercícios físicos para a circulação. A nutricionista fez uma explanação sobre alimentação saudável. E em seguida os alunos do curso de enfermagem fizeram uma palestra sobre gestação, parto normal e a importância do aleitamento materno.    Na ocasião foi ofertado para as mães limpeza de pele, maquiagem e produção de fotos para um book digitalizado em CD que irão receber. A mãe coruja Mikaelli, ficou muito feliz em fazer sua maquiagem e ter tirado fotos para ficar como recordação de sua gestação.
   O evento teve o encerramento com a enfª Wênia fazendo os devidos agradecimentos à todos(as), valorizar data e atividades como está faz parte da essência do programa mãe coruja.



Matéria: Profissionaiss do canto Mãe Coruja em Palmares -  Lucinery vasconcelos e  Luzia félix
Enfermeira: wênia e Equipe do nasf (Núcleo de Assistência a Saúde da Família)





Quipapá





Foi realizada no dia 14/05/15, no Canto Mãe Coruja de Quipapá,  festa em homenagem ao dia das mães. A comemoração contou com a presença das alunas e crianças do Círculo de Educação e Cultura, Foi realizado roda de convera, dinâmica de grupo e  entrega de brindes. Foi enfatizado pelas profissionais, a valorização da mulher, a importância de ser mãe, fortalecimento dos vínculos afetivos e orientações importantes para o cuidado e criação dos filhos. O Círculo de Educação e Cultura tem sido muito importante na rotina das mulheres, tanto como um espaço para adquirir conhecimento, e também como opção de lazer, vivenciados nos encontros através de  troca de experiências, atividades recreativas e comemorações diversas. “Felicitamos todas as mães cadastradas no Programa Mãe Coruja Pernambucana, afinal toda mãe tem um jeito coruja de ser”

PARTICIPANTES:
  - Técnica do Canto: Diana M. da Silva
  - Coordenadora do Círculo de Educação: : Jaqueline Maria dos Santos;
  - Professoras do Círculo de Educação e Cultura: Lissandra Neves de Lucena e     Wildes     Maria Ferreira;


  - Alunas do Círculo de Educação e Cultura com um total de participantes - 27 mulheres






Matéria: Profissional do Canto Mãe Coruja em Quipapá - Diana M.da Silva
Revisão: Coordenação de Comunicação e Arte do Programa Mãe Coruja Pernambucana




Maraial






      Neste mês de maio de 2015, foi vivenciado no Canto Mãe Coruja em Maraial as festividades em comemoração ao “dia das mães”. Foi servido um almoço para as mães, além do sorteio de brindes. Houve a apresentação de diversos grupos de dança. O evento contou com a participação de aproximadamente 100 pessoas, e a participação de diversos órgãos e secretarias do município: poder executivo municipal; ação social; Sec. Saúde; Sec. Educação; Sec. Finanças; Sec. Agricultura; CRAS; Sec. da Mulher; Funasa;NASF; Programa Saber Saúde.

     


Matéria: Profissionais do Canto: Quitéria Freitas e Rômulo Patrício, Coordenador do Círculo de Educação e Cultura: José Silva, Professores do Círculo: Eliane Elói, Luciene Maria, e Zeranilda Cavalcanti
Revisão: Coordenação de Comunicação e Arte do Programa Mãe Coruja Pernambucana




Lagoa dos Gatos



     A equipe do canto Mãe Coruja em Lagoa dos Gatos comemorou o dia das mães em dois momentos: o primeiro foi junto com a rede sócio-assistencial do município no dia 08/05/15 na quadra do colégio cordeiro filho no bairro da compesa, uma grande festa foi realizada em homenagem as mães onde foram oferecidos vários serviços como corte de cabelo e manicure, além dos serviços de saúde como aferição de pressão arterial, glicemia e os serviços assistenciais do CRAS e CRES, nesta festa as mães tiveram a oportunidade de ganhar vários brindes através de sorteio e saborear o bolo feito para elas; no segundo momento, houve no canto Mãe Coruja na tarde do dia 13/05/15 a palestra sobre os cuidados com o recém-nascido, voltada às mães de primeira gestação e outras gestantes e puérperas o tema da palestra foi sugerido pelas próprias gestantes em reuniões dos Círculos de Educação e Cultura ao longo das conversas em aulas com as professoras.
     Palestra ministrada pela enfermeira do PSF COMPESA, Vanessa Oliveira,  trouxe para as gestantes e puérperas muitas informações relevantes ao tema, tirando dúvidas quanto aos primeiros cuidados com o bebê.
   Encerrar o encontro tivemos o momento de homenagem às mães com o sorteio de brindes e um vídeo criado pela equipe do canto mãe coruja em comemoração ao dia das mães.

Matéria; Profissionais do  canto Mãe Coruja em Lagoa dos Gatos  - Carla Cardinalle e Wlademir Bernardo
Revisão: Coordenação de Comunicação e Arte do Programa Mãe Coruja Pernambucana






Amaraji






        O dia das mães foi comemorado em Amaraji no dia 07 de maio com uma singela homenagem envolvendo o Canto Mãe Coruja, professoras dos Círculos de Educação e Cultura e os técnicos do CRAS  para todas as educandas dos círculos. Esta data é sinônimo de afeto e carinho, e por este motivo, foi promovido um dia especial, com dinâmica, troca de afeto e carinho entre as mães e seus filhos, mesmo com aqueles ainda na barriga, através de uma música cada mulher saiu do canto com um “kit felicidade” para acompanhá-las durante sua vida. Nele, elas encontraram o que era indispensável: um elástico lembrando o seu círculo de amizades, ele poderia ficar grande ou pequeno, conforme a capacidade e desejo de cada uma de se relacionar com os outros; Um clips para juntar todos os ensinamentos e experiências passadas pelo Programa Mãe Coruja, principalmente o que elas levarão pelo resto da vida; Uma borracha, para apagar os desentendimentos, as mágoas, raiva, experiências ruins, pensamentos negativos e tudo mais que poderia incômodá-las. Ela representa o perdão!; E um pirulito para adoçar a vida de cada uma e a de seu próximo, fazendo-as pensar sobre as atitudes e o carinho pelos filhos, família e amigos. Elas saíram com este kit para levarem para suas vidas, refletindo na importância dele para as suas caminhadas. Usando este kit tão especial, todas serão felizes!
  Ao final, além de um lanche, houve um momento de oração, onde todas entregaram a deus as suas mães e os seus filhos.
Ser mãe… é a missão de maior responsabilidade
É amar de forma mais completa
É dar o melhor de si e não esperar nada em troca…
A ela devemos a vida pois ela é merecedora de todo nosso respeito e digna de todo nosso afeto

Feliz dia das mães!


Matéria: Profissionais do Mãe Coruja em Amaraji - Técnicas do canto  Daniella Lima,  Érika Fernanda  e profissionais dos Círculos de Educação e Cultura - Márcia Tereza, Maurizete Silva, Fernanda Inez
Revisão: Coordenação de Comunicação e Arte do Programa Mãe Coruja Pernambucana


                                               

Jaqueira


      Dia das mães  2015 é comemorado com com muita alegria





        O Mãe Coruja de Jaqueira realizou evento  nesta quinta-feira, 7 de maio de 2015, ás 15: hs para homenagear as mulheres e gestantes cadastradas e participantes dos Círculos de Educação e Cultura deste município, as atividades foram realizadas na sede do Canto Mãe Coruja e teve uma participação de 35 mães e demais convidados, totalizando aproximadamente 60 pessoas. 
   


     Na ocasião realizou-se  um momento espiritual com uma oração para abençoar as mães, filhos e demais presentes, um bingo seguido de sorteios de brindes, entrega de lembrancinhas. Foi oferecido um delicioso lanche obedecendo a um cardápio saudável e variado. Concluída mais uma etapa  realizada pelo Programa Mãe Coruja  Jaqueira, demonstrando para a todas as mulheres/mães a importância de cada uma, valorizando-as com essa demonstração singela o quanto elas significam para nós.












Matéria: Profissionais do Mãe Coruja em  Jaqueira - Claudineide Ferreira da Silva,  Joseane Andrade da Silva,     Eulina de Cássia de Oliveira e Silvana Ribeiro
Revisão: Coordenação de Comunicação e Arte do Programa Mãe Coruja Pernambucana





Mata Norte


Condado





               Condado comemora o dia das mães realizou-se no dia 14/05/2015 no canto mãe coruja Condado, a festa em homenagem ao dia das mães. O evento contou com a participação das técnicas, equipe do Círculo de Educação e Cultura, gestantes e mães com os seus filhos. Na abertura foi entregue a todas uma mensagem intitulada “Parabéns mamãe!” Com o seguinte texto: 

Parabéns, mamãe! 

Teus braços sempre se abrem quando preciso de um abraço. 

Teu coração sabe compreender quando preciso de uma amiga. 

Teus olhos sensíveis se endurecem quando preciso de uma lição. 

Tua força e teu amor me dirigiram pela vida e me deram as asas que precisava para voar. 




A animação da festa ficou por conta das brincadeiras realizadas, sorteio de brindes e distribuição de lanches.

Matéria :Profissionais do Mãe Coruja em Condado
Revisão: Coordenação de Comunicação e Arte do Programa Mãe Coruja Pernambucana






                                        Sertão do Pajeú

                                              Itapetim

Comemoração do Dia das Mães 






   No dia 07 de maio de 2015, o Canto Mãe Coruja de Itapetim, ofereceu às Mães um Café da Manhã, com sorteio de brindes e socialização das mães que fazem parte do Programa no município.

   Foi feita uma recepção calorosa, parabenizando-as pelo seu dia, onde todas puderam compartilhar de momentos de alegria e descontração em comemoração ao Dia das Mães.

    O pequeno evento que contou com a participação de 22 mães, foi finalizado com a entrega de lembrancinhas e agradecimentos de todos que fazem parte da equipe do Canto Mãe Coruja. As mães mostraram-se bastante satisfeitas e reconhecidas merecidamente pelo seu dia.
   

           

Matéria: Profissionais do Mãe Coruja em Itapetim
Revisão: Coordenação de Comunicação e Arte do Programa Mãe Coruja Pernambucana






Agreste 


Itaíba 


 Fortalecendo Vínculos Materno




   A Escola de Referência Pedro Alcântara Ramos, Mãe Coruja-Canto Itaíba, Círculo de Educação e Cultura e parceiros, realizaram em 08/05/2015, no salão de eventos, um Café da Manhã em comemoração ao dia das mães, celebrado no segundo domingo de maio. A ação teve como objetivo ressaltar a presença constante e permanente da mãe na difícil tarefa de educar, importante no desenvolvimento saudável da criança, mesmo que esta já tenha adquirido um grau de desenvolvimento e independência. 


    Participaram da ação mães dos alunos, gestantes/ mulheres cadastradas e educandas do CEC, totalizando mais de 150 pessoas. As mães receberam as homenagens emocionadas dos filhos, presentes, 300 rosas confeccionadas pelas educandas do CEC e café da manhã ao som do Grupo Musical da EREMPAR.



    Ao final do evento, constatou-se a responsabilidade da mãe em Educar para a vida, seu Amor incondicional e que os filhos os terão como referenciais por toda a vida.





Matéria: Profissional do Canto Itaíba - Edvaneide Silvério Martins
Revisão: Coordenação de Comunicação e Arte do Programa Mãe Coruja Pernambucana







 Correntes




Fortalecendo nossas parcerias e valorizando a mulher Correntina em seu dia






     Em maio de 2015 o Mãe Coruja, SENAR e CRAS, ofereceram as mulheres cadastradas e matriculadas nos Círculos de Educação e Cultura momentos dinâmicos de valorização pessoal e profissional onde as todas estavam inseridas na oficina de bonecas que foi ministrada pelo SENAR no CRAS onde teve a participação de 12 mães do CEC.

    O momento foi enfatizado com intuito de aderir às mulheres para uma futura carreira profissional, no presente momento também houve a entrega de certificados, realização de atividades interativas e descontraídas, singelas homenagens em virtude ao dia das mães com entrega de brindes, realização de bingos, passagens de vídeos reflexivos sobre a importância de ser mãe.

     Ao final do evento constatou – se a importância de realizar ações fortalecendo a intersetorialidade entre as secretárias parceiras.





Matéria: Profissionais do CantoMãe Coruja em Correntes: Carla Calado e Natálye Fernanda

Revisão: Coordenação de Comunicação e Arte do Programa Mãe Coruja Pernambucana




                                                                                                                      
                                                                                                                        Lajedo 


Mãe Coruja comemora Dia das Mães








Mães e responsáveis por crianças do Mãe Coruja Lajedo, participaram com seus filhos da edição 2015 do Dia das Mães. Evento realizado no dia 08 de maio pelos profissionais do Canto e dos Círculos de Educação e Cultura com o apoio da Secretaria de Assistência Social. Foram realizadas atividades de integração entre as crianças e as mães, abordando o papel da mulher, desempenho, importância em sociedade, imprescindível atuação materna, bem como suas multifunções na vida moderna.


O evento começou com um vídeo ilustrativo e posterior dinâmica das mães e convidadas em torno do tema. Depois, mães e filhos passaram por momentos de aconchego. No espaço brinquedoteca, assistiram a vídeos temáticos e brincadeiras educativas sob os cuidados das professoras do CEC. “... os filhos, orientados pelos professores, proporcionaram às mães um momento de relaxamento relata a Mãe Coruja Lucimara”. As crianças também puderam curtir, em família, as atividades de musicalização e de contação de histórias. Houve, ainda, uma mini gincana entra as participantes a fim de premiá-las. 

     As atividades da manhã terminaram com uma apresentação sobre todos os serviços que o Mãe Coruja oferece as Lajedenses enfatizando que o MC é uma extensão da família. Então, é legal quando temos os mesmos valores que os pais. Por isso, a importância dessa comemoração acontecer no Canto Mãe Coruja.
Nós nos divertimos muito, foi maravilhosa. Além de estarmos próximos dos filhos, também pudemos interagir com outras mães e outras crianças para comemorar essa data especial e ainda ganhar presentes”. Ressalta Polyana sobre a importância do evento.


Matéria: Profissionais do Mãe Coruja em  Lajedo
Revisão: Coordenação de Comunicação e Arte do Programa Mãe Coruja Pernambu

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Por favor deixe seus comentários e sugestões...