sexta-feira, 15 de maio de 2015

Santa Maria da Boa Vista - Toda pessoa tem direito à vida, à liberdade e à segurança pessoal




(Artigo III – Declaração Universal dos Direitos Humanos)








    Considerando que a criança deve estar plenamente preparada para uma vida independente na sociedade e deve ser educada de acordo com os ideais proclamados na Carta das Nações Unidas, especialmente com espírito de paz, dignidade, tolerância, liberdade, igualdade e solidariedade, o Programa Mãe Coruja juntamente com o CREAS promoveu ações no Serviço de Convivência e Fortalecimentos de Vínculos - SCFV/PETI.

    Na ocasião foi realizado uma Roda de Conversa com os adolescentes, explorando através de dinâmicas e músicas, assuntos referentes aos seus direitos e deveres, bem como a violação de seus direitos, trazendo a Declaração Universal dos Direitos Humanos como marco. Aprenderam que todos os direitos fundamentais de que gozam as crianças e adolescentes são alcançados pelo princípio da prioridade, segundo o qual sua proteção e satisfação devem ser antes de quaisquer outros.

   Já com as crianças foram realizadas brincadeiras como “Coelhinho na Toca”, com o intuito de desenvolver o relacionamento afetivo, integrando o grupo. Utilizando perguntas e respostas sobre os seus direitos e deveres. Em seguida assistiram ao vídeo “Cordas”, havendo discussão e explorando a questão dos direitos de uma pessoa deficiente e como devemos tratá-la. Participaram do evento todos os educandos e educadores do serviço.

     Foi mencionado ainda na ocasião o tema 18 de maio Dia Nacional de Combate ao Abuso e a Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. Para os alunos e educadores do SCFV foi mostrado à importância e necessidade do trabalho desenvolvido, tendo em vista o atual quadro da exploração sexual no Brasil e de violação dos direitos humanos de nossas crianças e adolescentes, enfatizando que a primeira causa que leva a criança à morte no Brasil, até 10 anos de idade, é a violência; a residência do infante é o lugar mais perigoso para as crianças de 0 a 4 anos; dos abusos sexuais envolvendo crianças menores de 10 anos de idade, 75% ocorrem na própria residência.

     Assim, acredita-se que os direitos humanos são os direitos fundamentais da pessoa humana, enunciados historicamente a partir do progressivo reconhecimento, pelas legislações nacionais e normas internacionais, da inerente dignidade de todo indivíduo, independentemente de raça, sexo, idade ou nacionalidade.

    Para encerrar o evento foram distribuídas as cartilhas de Declaração Universal dos Direitos Humanos às crianças e Adolescentes, na ocasião todos os participantes foram recepcionados com um almoço.




Matéria: Silvana de Alencar Santos – Técnica PMCPE
Revisão: Coordenação de Comunicação e Arte do Programa Mãe Coruja Pernambucana

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Por favor deixe seus comentários e sugestões...