terça-feira, 3 de novembro de 2015

Programa Mãe Coruja ganha oficinas de empreendedorismo e acesso ao crédito





     Mulheres que participam do Programa Mãe Coruja Pernambucana começaram a receber treinamento para empreender e viabilizar seu próprio negócio, com oportunidade para acesso ao crédito produtivo. A ação, que vai beneficiar inicialmente alunas de 13 municípios da Zona da Mata, Agreste e Sertão, é fruto de uma parceria entre a Secretaria da Micro e Pequena Empresa, Trabalho e Qualificação (Sempetq), a Agência de Fomento do Estado de Pernambuco (Agefepe) e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).

     Até dezembro, serão disponibilizadas 260 vagas em treze turmas de até vinte alunas, contendo oficinas de empreendedorismo, controle financeiro e vendas, com carga horária total de 12h. As aulas são ministradas pelo Sebrae, que também vai disponibilizar agente de registro de formalização.

    A primeira capacitação foi iniciada na tarde desta terça-feira (13), no município de Aliança, e contou com a presença do secretário da Micro e Pequena Empresa, Trabalho e Qualificação, Evandro Avelar. Durante o treinamento, além de noções sobre como empreender, as alunas terão orientações sobre uso do crédito e apresentação da linha de financiamento da Agefepe para Mulheres Empreendedoras, proveniente do Fundo para Fomento a Programas Especiais de Pernambuco (Fupespe). O microcrédito poderá ser contratado a juros de 0,5% ao mês para pagamento em até 18 meses e é adequado para incentivo à produtividade, como a aquisição de ferramentas e equipamentos. "O Mãe Coruja é um programa vitorioso e a orientação do governador Paulo Câmara é atender a quem mais precisa. Estamos dando oportunidade para que essas mães possam buscar alternativas de geração de renda", afirmou Avelar.

    As turmas foram formadas a partir da identificação de mulheres egressas das oficinas de qualificação profissional do Mãe Coruja, que demonstraram perfil empreendedor. Na ação, serão contemplados municípios da Mata Norte (Aliança, Condado, Macaparana e Ferreiros), Mata Sul (Xexéu, Amaraji, Quipapá e Maraial), Agreste (Bonito, Agrestina e Cumaru) e Sertão (Manari e Solidão). O cronograma das oficinas se encerra em quatro de dezembro, no município de Maraial. A expectativa é que as capacitações cheguem ao restante dos 103 municípios atendidos pelo programa Mãe Coruja até o fim de 2016.

    Além de trabalhar pela redução da mortalidade materna e infantil, o Programa Mãe Coruja Pernambucana também promove qualificação profissional para as mulheres na perspectiva de inclusão social, melhoria das condições de vida e inserção no mundo de trabalho, com foco no fortalecimento dos vínculos afetivos entre mãe, filho e família.




Matéria; SEMPETQ - Henrique Soares
Revisão: Coordenação de Comunicação e Arte do Programa Mãe Coruja Pernambucana



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Por favor deixe seus comentários e sugestões...