terça-feira, 17 de novembro de 2015

Santa Maria da Boa Vista - Outubro Rosa é vivenciado no PSF da Agrovila 29 no projeto Fulgêncio



 
   Sabe-se que o movimento conhecido como Outubro Rosa nasceu nos Estados Unidos, na década de 1990, para estimular a participação da população no controle do câncer de mama. A data é celebrada anualmente com o objetivo de compartilhar informações sobre o câncer de mama e promover a conscientização sobre a importância da detecção precoce da doença. Este movimento começou nos Estados Unidos, onde vários Estados tinham ações isoladas referentes ao câncer de mama e ou mamografia no mês de outubro, posteriormente com a aprovação do Congresso Americano o mês de Outubro se tornou o mês nacional de prevenção do câncer de mama.   Ainda assim, o nome remete à cor do laço rosa que simboliza, mundialmente, a luta contra o câncer de mama e estimula a participação da população. Fazendo com que o rosa assuma importante papel, pois se tornou uma leitura visual, compreendida em qualquer lugar no mundo.

    Assim, o Canto Mãe Coruja de Santa Maria da Boa Vista-PE sensibilizado com esta temática, disponibilizou-se na participação junto à Secretaria de Saúde, através do PSF da Agrovila 29, no Projeto Fulgêncio. Enfermeiras, auxiliares e Agentes Comunitários de Saúde/ACS e população da localidade estiveram juntos para fortalecer este movimento na referida ESF, com a finalidade de levar a comunidade informações e dicas para a prevenção do câncer da mama.  Para abrilhantar o evento foi oferecido um delicioso café da manhã a todos os participantes e realizado palestras com enfermeiras, onde ressaltarama importância do autoexame na mama para verificação de nódulos acentuados, recomendações foram feitas para o público presente.   As mulheres presentes tiveram oportunidade de sanar suas dúvidas e atentarem para o autoexame, sobretudo, enfrente ao espelho, pois, a técnica de prevenção ainda é o melhor remédio para o câncer. 

    No oportuno a técnica do Programa Mãe Coruja realizou acompanhamentos de gestantes e crianças, bem como cadastramentos. Momento também marcado com alegria, com sorteios, brincadeiras, palestra, sensibilização e realização de atendimentos de autoexame e preventivo ao público presente.

        Outubro Rosa e Câncer de Mama: É preciso falar disso!






Matéria: Profissional do  Mãe Coruja Silvana de Alencar Santos em Santa Maria da Boa Vista-PE
Revisão: Coordenação de Comunicação e Arte do Programa Mãe Coruja Pernambucana

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Por favor deixe seus comentários e sugestões...