terça-feira, 1 de dezembro de 2015

Saloá - Mãe Coruja e município aliados para o desenvolvimento infantil na Primeira Semana do Bebê


    O município de Saloá,  através das secretarias de Assistência Social, Educação, Saúde  realizaram a Primeira Semana do Bebê de 16 a 20 de Novembro de 2015. Como o Programa Mãe Coruja desde 2007, tomou como estratégia em Pernambuco a construção de uma rede solidária: Estado, município e sociedade Civil, para a redução da mortalidade infantil e materno, além do  crescimento e desenvolvimento da criança, não poderia está fora desta grande mobilização.
    A abertura oficial foi na Academia da Saúde no dia 16 de Novembro a partir das 08h00min, tendo em vista que a Semana do Bebê é uma estratégia de mobilização social apoiada pelo UNICEF e tem como objetivo tornar o direito à sobrevivência e ao desenvolvimento da criança de até 06 anos prioridade na agenda do Município de Saloá-PE. No decorrer dos dias foram realizados acompanhamentos de Pré-natal, realização de exames (testes rápidos); palestra e orientações para as gestantes e para o bebê na academia da Saúde e nos PSFs da área Rural.
    Também foram realizadas atividades lúdicas e palestra sobre a importância do brincar para o desenvolvimento infantil no Centro de Educação Infantil. Neste dia, foi entregue a chave do município ao Bebê-Prefeito (a) – primeira criança que nasceu de parto normal e que, a partir de então, será acompanhada pela comunidade, simbolizando o cuidado de todos pelo desenvolvimento pleno de cada criança. 
    Foi ofertado à população presente, oficinas, avaliação odontológica, contação de histórias, brincadeiras e massagem Shantala na Creche Dagmar Tenório Alves. No dia 20, encerramento na praça principal da Cidade (Praça São Vicente), como exposição de fotos, espaço recreativo para crianças, sorteios de brindes para gestantes, puerperas e crianças.
    Portanto,  município de Saloá-PE ao realizar a primeira Semana do Bebê de forma integrada e intersetorial com as diversas secretarias e o Mãe Coruja, sem dúvida foi de extrema importância, onde várias atividades foram realizadas em favor da primeira infância nos eixos saúde, educação e desenvolvimento social, tendo um olhar e cuidado especial com as gestantes desde Pré-natal e as crianças até os 06 primeiros anos de vida.




Matéria: Profissional do Canto Mãe Coruja em Saloá - Alex Diniz Silva
Revisão: Coordenação de Comunicação e Arte do Programa Mãe Coruja Pernambucana




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Por favor deixe seus comentários e sugestões...