quarta-feira, 16 de dezembro de 2015

Terra Nova - Mãe Coruja promove oficina do álbum do bebê


O Programa Mãe Coruja Pernambucana, em município de Terra Nova, promoveu uma tarde festiva no Canto Mãe Coruja com a criação da Oficina sobre o álbum do bebê, no último dia 9. Ao todo, 78 mulheres (gestantes e mães) e 26 crianças discutiram sobre o conteúdo do registro fotográfico e também a relevância desse importante instrumento fortalecedor de vínculo afetivo mãe/filho. Para as presentes, o álbum reserva a todas as mães e crianças o direito de viver e rever, considerar e reconsiderar, fazendo sempre o melhor por todos os que ainda estão por vir.
Na primeira página do livro, as mães citam o período gestacional e a intensidade dos sentimentos em relação ao desenvolvimento da criança e a importância da família nesse período. Algumas mães colocaram na primeira página a primeira ultrassonografia na gravidez como melhor imagem para a relacionar com a frase “Eu na barriga de minha mãe”. Outra opção de frase para a primeira página foi “Minha primeira foto”. Algumas mães, porém, chegaram a antecipar a construção da página “Chegou o grande dia”, pois a escolha do nome dos bebês já havia sido feita. Outra página, “As mensagens especiais”, foi criada sob a emoção das mulheres presentes no evento, que choravam e sorriam ao longo da oficina.
“A árvore genealógica” foi construída com facilidade, tendo havido uma reflexão sobre a idade na primeira gestação e a gravidez na adolescência, que permite o conhecimento e a convivência com gerações anteriores na medida em que há a contribuição dos familiares, mas que pode dificultar a realização dos sonhos e pôr em risco a vida de mulheres e crianças. “As primeiras visitas que recebi” retrataram a chegada do bebê ao lar, com a família ansiosa por dar e receber carinho do novo morador. Em “Minha cidadania” discutiu-se a respeito da identificação dos filhos, dos benefícios em registrá-los, assim como os problemas encontrados quando se ignora esse direito.
“Minha foto”, “Como eu nasci”, “Como eu cresci” revelaram as emoções dos primeiros momentos. “Eu e minha família” servem para esclarecer quem somos e que família formamos. “Meu peso”, “Meu tamanho” ressaltam aqueles que pegaram no colo. Por outro lado, “Minha foto de 1 ano” fala do crescimento, desenvolvimento. Quando o tema era “Cuidados para o seu bebê ter uma vida melhor”, vinha a memória  tudo o que foi necessário para que se chegasse ao primeiro ano e o que é preciso para que o bebê continue crescendo forte e saudável. “Momentos marcantes” remonta o seio materno e, já nas últimas páginas, “Aleitamento materno” também traz a preocupação da mãe em nutrir a criança com o alimento e afeto.
Toda a Equipe Coruja de Terra Nova (técnicas, coordenadora e professoras dos CECs) se empenhou para que o momento fosse mais que festivo. Por fim, passou-se a mensagem de que o amor seja sempre maior que as deficiências e que na luta essas deficiências sejam reconhecidas e vencidas ao longo do processo, permitindo a cada mulher cadastrada representar mais um membro da equipe que trabalha pela vida com qualidade.




Matéria: Profissionais do Mãe Coruja em Terra Nova

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Por favor deixe seus comentários e sugestões...