terça-feira, 22 de dezembro de 2015

Santa Maria da Boa Vista - O Mãe Coruja realizou na comunidade Quilombola do Inhanhum a Oficina de Segurança Alimentar e Nutricional.









Nas últimas décadas houve uma intensificação das pesquisas sobre a relação entre alimentos, nutrição e saúde. Além da redução do risco de doenças crônicas não transmissíveis, como diabetes, câncer e doenças cardiovasculares, existem hoje evidências do papel da dieta na melhoria do desempenho mental e físico, no retardamento do processo de envelhecimento, no fortalecimento do sistema imunológico, entre outros, sobretudo na gestação.
Foi com esta intenção que no dia 17 de dezembro o Programa Mãe Coruja em Santa Maria da Boa Vista, realizou junto com Superintendência  de Segurança Alimentar e Nutricional (SUASAN), na Comunidade Quilombola do Inhanhum a Oficina de Segurança Alimentar e Nutricional.

Em ocasião o facilitador explanou sobre os alimentos funcionais para melhorar o funcionamento do nosso organismo. Mencionou ainda sobre os alimentos ricos em nutrientes e suas composições. Para melhor desempenho da oficina houve a participação efetiva das mães e gestantes, onde tiraram suas dúvidas em relação à alimentação das gestantes, nutrizes e para as crianças. Tudo foi muito explicado de maneira natural, onde houve a compreensão da mesma, pois, a linguagem foi de fácil acesso para todas as participantes.

No decorrer da oficina, muitas dicas preciosas foram expressas para uma alimentação saudável. Foi lembrando que cada pessoa tem um organismo e só o seu médico ou um nutricionista poderá recomendar uma dieta específica. Mencionou-se também que a gravidez não é o momento de comer tudo o que quer e a hora que quiser. A frase “agora tenho que comer por dois porque estou grávida” foi bem discutida entre elas. 

Em suma,  20 pessoas participantes encontraram melhor caminho para o aproveitamento de alimentos e a inserção de sucos nutritivos na alimentação da sua família. Durante a oficina houve elaboração de sucos nutritivos e a degustação dos mesmos, as participantes saíram cientes que o suco ajuda o corpo a assimilar os valiosos nutrientes encontrados nos alimentos. 



Matéria: Profissional do Canto Mãe Coruja em Santa Maria da Boa Vista - Silvana de Alencar

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Por favor deixe seus comentários e sugestões...