terça-feira, 14 de outubro de 2014

Notícias da VIII regional do Mãe Coruja

 

 
 
                Dia D – Núcleo de Promoção da Saúde no município de Afrânio/PE
 
 
 

 
 




        Considerando que nosso Município apresenta elevado índice de acidentes com motocicletas e alta prevalência de usuários de álcool e drogas foi desenvolvido um projeto no intuito de prevenir e sensibilizar a comunidade da importância do uso dos equipamentos de segurança, e a necessidade da prevenção de novos casos de dependência química e a procura do tratamento dos usuários dependentes já existentes. Dentre as atividades, trabalhou-se também sobre a gestação/aleitamento materno: apoio e estimulo através de palestra apresentando os riscos da utilização de drogas durante o período de gestação e amamentação com o objetivo de sensibilizar e conscientizar os participantes para melhorar seu conhecimento sobre o tema. Ajudando a reduzir o índice do uso das drogas e ao cuidado com sua saúde e de seus filhos para que possa buscar caminhos adequados para manter boas condições de vida. O evento foi realizado no dia 31 de agosto de 2014, aconteceu no Município de Afrânio na Praça São João. O dia D de do Núcleo de Promoção da Saúde, em parceria com Secretaria de Educação, NASF, CAPS, Mãe Coruja Pernambucana, comunidade quilombola e secretaria de ação social. Teve inicio ás 07:30hs com adesivasso dos carros e motos em pontos estratégicos da cidade, adesivando e convidando a comunidade para participar do evento. Os temas trabalhados no Dia D foram; prevenção de acidentes de transito, prevenção do uso de álcool e drogas e exposição da cultura quilombola do Município. Ás 09:00hs foi realizada abertura do evento e dada inicio as atividades com palestras e fórum de discussão sobre acidentes de transito e a prevenção ao uso de álcool e drogas, exposição e dança da cultura dos quilombolas, apresentação teatral sobre prevenção de acidentes de trânsitos, depoimento de usuários do Centro de Assistência Psicossocial – CAPS e sorteio de brindes, aferição de pressão e teste de glicemia e entrega de panfletos. A expectativa é que as informações fornecidas possam promover nas mães e demais e participantes uma reflexão sobre sua conduta em relação ao uso das drogas.
 
 
 
Matéria:  Profissionais do Mãe Coruja em Afrânio Mailza Valgueiro 
Revisão: Setor de Comunicação e Arte do Programa Mãe Coruja Pernambucana 






                                                             Orocó
 
                          Mãe Coruja através dos Círculos de Educação e Cultura     e           município conversam com pais sobre "Ser pai é..." 





       O eixo Família com o tema "Ser pai é..." deu-se inicio com um aulão destinado as mães, crianças e pais, esses principais protagonistas do evento. Foi ministrado no dia 17 de setembro do corrente ano na extensão da Escola Municipal Creche, ás 19:00 horas.
     A abertura foi feita com a apresentação de um vídeo reflexivo com o tema: Mais que pai e filho; seguido com debates e reflexões dos pais, mães e profissionais do Programa. Em seguida foi realizada uma dinâmica ministrada pela técnica do canto Ana Maria e com auxilio da articuladora municipal Ana Erica. A dinâmica era denominada “De quem é a bola”, ela retratava o papel da sociedade, da família, do governo, do sistema e da escola na educação dos filhos. Foi um momento muito importante do encontro, onde todos puderam fazer uma reflexão sobre o papel que cada vem desempenhando na educação dos filhos.  
      O evento seguiu com uma palestra discursada pela psicóloga da educação: Mª Lúcia C. Araquãm, com o tema: “A importância do envolvimento paterno com o filho
 O evento teve como parceira a Secretaria de Educação do município.
desde a concepção, nascimento, crescimento e desenvolvimento da criança, intelectual, emocional e social”. O momento com a psicóloga serviu também para que todos pudessem tirar duvidas.

“A melhor herança que um pai pode deixar para um filho ou o educador ao seu discípulo é a firmeza em aspirar triunfos e a capacidade de assimilar derrotas”.
(Moacyr Daiuto)

 
Matéria:  Profissionais do Mãe Coruja em Orobó 
Revisão: Setor de Comunicação e Arte do Programa Mãe Coruja Pernambucana 

 
 
Afrânio
 
Oficina de Decoração de Festas Infantis em Afrânio
 


 

    Com o intuito de iniciativa na geração de oportunidades de trabalho e renda, melhoria na qualidade de vida e inclusão social das mulheres cadastradas no Programa Mãe Coruja do município de Afrânio foi realizada no período de 02/05 a 02/06/14 oficina de decoração de festas infantis
    O curso ofertado pelo referido Programa foi ministrado pelo SEST/SENAT e contemplou 20 mulheres da sede do município.Enquanto as mães assistiam às aulas suas crianças participavam de brincadeiras com a recreadora.

Ao final das aulas era servido lanche para as mães e seus filhos.

 

Matéria:  Profissionais do Mãe Coruja em Afrânio Mailza Valgueiro 
Revisão: Setor de Comunicação e Arte do Programa Mãe Coruja Pernambucana 




 




 

 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Por favor deixe seus comentários e sugestões...