quarta-feira, 1 de outubro de 2014

Notícias do Mãe Coruja da VIII regional Sertão São Francisco




Cabrobó





Educandas dos CECs do município de Cabrobó participam de 

oficina de corujas – mouse pad.


As mães participantes dos Círculos de Educação e Cultura do Programa Mãe Coruja Pernambucana do município de Cabrobó participaram de uma oficina de construção de corujas mouse pad, ministrada pela professora dos CECs – Elineide Alves. Para a confecção das corujas foram utilizados tecidos, emborrachado, fitilho e papel camurça. O material e a oficina foram providenciados pela professora e pela coordenadora dos CECs, com o objetivo de mostrar o trabalho e a criatividade dessas mães que participam dos Círculos de Educação e também para ofertar esses mouses pad aos profissionais do programa Mãe Coruja na reunião de monitoramento do mês de agosto da GRE de Petrolina.

Essas mulheres que participam dos Círculos de Educação e Cultura também são chamadas de educandas, visto que a participação nos CECs está vinculada a educação, cultura e ao processo de desenvolvimento e fortalecimento educacional dessas mulheres. Esta oficina de confecção de corujas possibilitou às mães mostrarem a sua criatividade e o seu poder de transformação, como afirmou Queilane, mãe de três filhos e participante dos CECs desde outubro de 2013: “Eu gostei muito de fazer as
corujas, no início achei que era difícil, mas depois que aprendi nem queria mais parar de fazer, fiquei feliz em saber que estou contribuindo para o desenvolvimento do programa Mãe Coruja, através da confecção das corujas mouses pad que farão parte do dia a dia dos profissionais deste programa.”
Com este trabalho reafirmamos a frase: “O Mãe Coruja vai inaugurando vida na vida de muita gente!” Este é o objetivo do Programa, mudar para melhor a vida das pessoas, fazendo-as descobrirem o poder que têm dentro de si mesmas. 


Matéria: Profissional do Mãe Coruja em Cabrobó - Elineide Alves dos Santos 
Revisão:Setor de Comunicação e Arte do Programa Mãe Coruja Pernambucana








Santa Maria da Boa Vista



 Mãe Coruja apresenta sua dinâmica ao Programa Leite de 
Todos


        

A Associação dos Sem Tetos é a instituição que atualmente vem distribuindo o quantitativo de leite através do Programa Leite para Todos. Esta distribuição tem a finalidade de atender as famílias vulneráveis e busca reduzir as deficiências nutricionais dessa população mais carente.

Lembra-se que o leite de cabra traz benefícios à saúde e a outros aspectos. É considerado como menos alergênico e mais saboroso.

Quem pode ser beneficiado? Para ser beneficiário consumidor do Programa as famílias precisam possuir renda per capita no máximo ½ (meio) salário mínimo e ter entre os membros da família:

Gestantes, a partir da constatação da gestação pelas Unidades Básicas de Saúde e que faça
m exame pré-natal;

Crianças de 2 até 7 anos de idade que possuam certidão de nascimento e que estejam com controle de vacinas em dia;

Nutrizes até 6 meses após o parto e que amamentem, no mínimo, até o sexto mês de vida da criança;

Pessoas com 60 anos ou mais;

Outros, desde que justificado e autorizado pelo Conselho Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional e pela Secretaria Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional – SESAN.

Assim, profissionais do Canto Mãe Coruja, coordenadora e professoras do Círculo de Educação e Cultura estiveram reunidas neste mês de agosto com o presidente da associação com o objetivo de relembrar a dinâmica dos programas e suas finalidades bem como o que se quer alcançar, sobretudo, com a distribuição do leite:
Redução da mortalidade infantil e incidência de doenças dos beneficiários;
Promoção da melhoria dos padrões de saúde e qualidade de vida das famílias carentes;

Para isto, o Programa Mãe Coruja vem a cada dia detectando famílias vulneráveis inseridas no programa com a finalidade de minimizar ocorrências de morbi-mortalidade.



“Quando há mais pessoas formando parceria... a primeira coisa a buscar... é um objetivo comum."

(Walter Grando)

















MATÉRIA: Programa Mãe Coruja – Santa Maria da Boa Vista Silvana de Alencar Santos
Revisão:Setor de Comunicação e Arte do Programa Mãe Coruja Pernambucana





Reunião com o Município, UNICEF, Sociedade Civil Organizada e Programa Mãe Coruja  faz plano estratégico de ação para primeira infância 




   Na manhã da última terça-feira dia 09 de setembro do corrente ano, o Programa Mãe Coruja da cidade de Santa Maria da Boa Vista – PE esteve em reunião com os profissionais que integram a rede sócio assistencial do município, entre eles o Conselho Tutelar, Conselho de Direitos da Criança e do Adolescente, Comissão Municipal do Selo UNICEF Edição 2013-2016, NASF, representante da Vigilância               Epidemiológica e representante da Secretaria de Educação discutindo e trançando juntos estratégias para plano de ação voltado para a Primeira Infância devidamente diagnosticado e mapeado conforme os dados colhidos envolvendo as secretarias de Saúde, Educação e Ação Social. Para contemplar nas ações e cumprir os objetivos previstos no plano elaborado, o grupo atentou para intensificar os serviços ofertados no município as áreas mais vulneráveis principalmente com ações sócio educativas, intervindo de maneira preventiva, atendendo com isso a função de trabalho de prevenção nas áreas de situação de risco, buscando o desenvolvimento de potencialidades e possíveis aquisições e o fortalecimento dos vínculos sociais e familiares e das redes que compõem


Vigotski (1998) enfatiza que:
      "O desenvolvimento se organiza de forma complexa no tempo, constituído por três grandes campos, que se interrelacionam e são: os dados orgânicos que compõem os aspectos biológicos, fisiológicos e neurológicos; os dados antropológicos, que concernem os aspectos históricos, culturais, políticos, econômicos, financeiros e religiosos e os dados psicológicos, compostos pelo que é consciente e inconsciente. O teórico enfatiza que os aspectos que compõem o desenvolvimento são sempre interligados e funcionam de maneira global, em um tempo não linear e individual".



Matéria:Profissional do Mãe Coruja em Stª Mª da Boa Vista - Girlândia César dos Santos
Revisão:Setor de Comunicação e Arte do Programa Mãe Coruja Pernambucana

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Por favor deixe seus comentários e sugestões...