sexta-feira, 24 de outubro de 2014

Notícias de municípios da VIII regional do Programa Mãe Coruja Pernambucana - Sertão do São Francisco


                                                                         Cabrobó
Mãe Coruja realiza III aulão com o tema: "Ser pai coruja é..." amar, cuidar e educar os filhos!


As  profissionais do Programa Mãe Coruja no município de Cabrobó organizaram e realizaram o III aulão para iniciar o trabalho com o eixo família. O evento ocorreu no dia 28/09 em parceria com a Escola Estadual Senador Paulo Guerra, onde teve colaboração do pastor da 1ª igreja Batista: José Porto, que ministrou uma palestra com o tema família e a responsabilidade dos pais no educar os filhos.  O tema: “Ser pai coruja é...” (amar, cuidar e educar os filhos!) rendeu uma roda de conversa com os pais, as mães e as avós que estavam presentes ao evento. Se deu o início do aulão com a apresentação da jornada pedagógica com o tema do evento, foi realizada uma dinâmica de acolhimento e cantando todos juntos a oração da família. Em seguida o Pastor José Porto ministrou a sua fala com muito entusiasmo e compromisso, convidando todos a participarem da conversa e registrarem suas expectativas. No mesmo local da palestra foi organizado um espaço de brincadeira e aprendizagem para as crianças, enquanto seus pais ouviam e participavam da palestra. 
Como forma de agradecimento foi organizada uma deliciosa feijoada para servir a todos ao final do evento.  Também se entregou para cada participante um chaveiro em formato de coruja como lembrança deste agradável momento. A realização deste III aulão  cumina com a importância da família para a criação dos filhos e com a proposta do Programa Mãe Coruja: cuidar da gestante, da criança e da família, oferecendo condições de integração e sustentabilidade.



Matéria: Profissionais do Mãe Coruja em Cabrobó 
 Revisão: Setor de Comunicação e Arte do Programa Mãe Coruja Pernambucana


                                              

Saúde do idoso é tema de palestra no Círculo de Educação e Cultura  do município de Cabrobó





     No dia 25/09 a professora do Círculo de Educação e Cultura do município de Cabrobó, Maria Lenilda, organizou uma palestra com André Luiz Cavalcanti, fisioterapeuta do município, que falou sobre a saúde do idoso e os cuidados com as atividades físicas e a alimentação nesta fase da vida, para se ter uma boa saúde também na velhice. O palestrante também entregou um folheto da melhor idade com dicas para um envelhecimento saudável, ele interagiu com os idosos de forma alegre e descontraída, fazendo todos se sentirem bem à vontade e animados a participarem da conversa.        O evento aconteceu na academia da saúde do bairro subestação, onde funciona o CEC; participaram deste momento as mães cadastradas no CEC e seus familiares idosos. Durante a palestra a professora fez algumas intervenções com a leitura deleite: O velho e o neto, um texto reflexivo que nos faz pensar em como estamos tratando nossos idosos e o que estamos ensinando as nossas crianças. Todos os participantes, de pé, puderam cantar o hino: conquistando o impossível. Como forma de reafirmar seus objetivos e desejos. Este momento de palestra e roda de conversa foi encerrado com a dinâmica: o abraço salvador, como forma de reflexão sobre o que fazemos para ajudar os outros na caminhada da vida. Com este momento queremos reafirmar o objetivo do Programa Mãe Coruja: cuidar da saúde de toda a família, por meio de intervenções e informações.






Matéria: Profissional do Mãe Coruja em Cabrobó Maria Lenilda de Souza Mororó –  CEC 
Revisão: Setor de Comunicação e Arte do Programa Mãe Coruja Pernambucana
    




                                           Orocó

          Mulheres do Mãe Coruja em Orocó se qualificam para o 
   mercado de trabalho e a geração de renda   




               O Programa Mãe Coruja Pernambucana através da Secretaria Estadual de Qualificação Trabalho e Emprego  e tendo como órgão executor o SESI, realizou durante a semana de 29 a 03/09/2014 a Oficina Cozinha Brasil e o Curso Administre Seu Dinheiro De Forma Consciente no município de Orocó.
   O curso foi vivenciado no Centro de Atividades Econômicas e teve início com o curso Administre "Seu dinheiro de forma consciente", cuja abordagem foi uma reflexão para que os participantes revissem seus gastos, pois os mesmos são motivados por um desejo ou uma necessidade e desta forma foi ressaltado que o primeiro passo para uma vida financeira mais saudável é iniciar um processo de mudança cultural dos hábitos de compra, consumo e costumes.
         No dia seguinte foi dada continuidade com a Oficina Cozinha Brasil ministrado por nutricionista e sua equipe. Esta oficina busca promover a educação alimentar com impactos positivos para a saúde e valorização da renda por meio do aproveitamento total dos alimentos.
Participaram 75 mulheres de várias localidades do município: indígenas, quilombolas, assentamentos, Projeto Brígida e sede.
As participantes tiveram a oportunidade de aprender na teoria e na prática várias receitas, onde futuramente poderão criar seu próprio negócio, gerando renda extra para ajudar nas despesas da família.
            Enquanto as mães participavam do curso, seus filhos participavam das oficinas do SESINHO,  que tem como objetivo o cuidado e preservação do meio ambiente, levando as crianças aprenderem a confeccionar brinquedos através de sucatas, além de participarem também de atividades recreativas.
O curso contou com o apoio do município.





 Matéria: Profissionais do Mãe Coruja em Orocó
 Revisão: Setor de Comunicação e Arte do Programa Mãe Coruja Pernambucana




                          Santa Maria da Boa Vista
 Mãe Coruja em   Santa Maria da Boa Vista participa de grupo de promoção da saúde 






    O Programa Mãe Coruja Pernambucana que tem como objetivo a prática e o incentivo ao trabalho intersetorial, participou junto ao município, através da coordenação do Núcleo de Apoio à Saúde da Família – NASF, de atividade para  aprofundar e fortalecer  parceria entre  setores,  juntamente com a atenção Básica promoveram uma reunião com as unidades de saúde para interação de profissionais no intuito de discutir o andamento e dos serviços e suas dificuldades, bem como programar atividades/ações para minimizar os problemas existentes em cada setor.
  O Encontro aconteceu na sala da coordenação da Atenção Básica, estando presentes representantes de setores como o Programa Mãe Coruja, CAPS, enfermeiros da ESF das agrovilas 15, 29 e 43 do Projeto Fulgêncio, ESF do Paulo Guerra, Santa Luzia e mandacaru, profissionais do NASF (fisioterapeuta, enfermeira, assistente sócia epsicólogo) Centro do Idoso, e Coordenação de Saúde Bucal (médicos e dentistas).
Na ocasião os profissionais representantes de setores explanaram seu funcionamento e dificuldades em viabilizar os serviços. Perante todos os fatores apresentados, o NASF se manifestou enfatizando o trabalho em conjunto e em rede para minimizar as dificuldades expostas, como é da prática do Mãe Coruja.
Para facilitar o serviço e o NASF poder auxiliar os setores necessitados de apoio, criou-se uma agenda com cronograma de atividades, onde foi estabelecido que a cada dia 20 os programas/setores enviarão ao NASF suas necessidades para que esta, na medida do possível, execute a atividade solicitada. Houve ainda sugestões de atividades que poderão ser realizadas em cada mês.
A Coordenação compartilhou casos gritantes. Mas também ofereceu dispositivos para o enfrentamento nos serviços oferecidos, como o caso do PTS – Projeto Terapêutico Singular. Onde viabiliza consultas compartilhadas e programadas entre os setores. Divulgou ainda o Fórum  da Saúde e a formação continuada dos profissionais da saúde.
O encontro foi marcado com diálogo, favorecendo o amadurecimento e o fortalecimento entre os setores municipais, promovendo descobertas e potencialidades existentes nos setores, bem como mostrou a real  necessidade do estreitamento das relações.
Assim finalizou o encontro acreditando que:


"Para realizar grandes conquistas, devemos não apenas agir, mas também sonhar; não apenas planejar, mas também acreditar."



Matéria: Silvana de Alencar Santos Técnica do Canto Mãe Coruja – Santa Maria da Boa Vista-PE
Revisão: Setor de Comunicação e Arte do Programa Mãe Coruja Pernambucana


                                             

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Por favor deixe seus comentários e sugestões...