quarta-feira, 15 de outubro de 2014

Notícias da V regional do Mãe Coruja, Garanhuns

                                  
                                             Palmeirina 

                        Mãe Coruja em Palmeirina recebe o Cozinha Brasil


O Canto Mãe Coruja Pernambucana e Circulo de Educação e Cultura em parceria com a Secretarias municipais: Saúde, Educação e CRAS - Centro de Referencia de Assistência Social do município de Palmeirina-PE, receberam através da Secretaria de Qualificação Trabalho e Emprego, o SESI com o Cozinha Brasil no período de 01 à 05 de setembro de 2014. Tendo como objetivo principal, promover a educação alimentar com impactos positivos para a saúde e valorização da renda por meio do aproveitamento total dos alimentos. Vale destacar que o Curso teve um público de aproximadamente 64 inscritas, sendo 40 cadastradas no canto Mãe Coruja e 24 participantes entre familiares e parceiros. É importante lembrar que o mesmo foi muito proveitoso e de suma importância para as mulheres desenvolvendo aprendizado e empreendedorísmo.

Matéria: Profissionais do Canto Mãe Coruja em Palmeirina- Maria Ester de Souza , Maria Sueli Pimentel de Santana
Revisão: Setor de Comunicação e Arte do Programa Mãe Coruja Pernambucana


Canhotinho 

Mãe Coruja  e município incentivam as mulheres cadastradas no Programa ao aleitamento exclusivo






Nos dia 12, 18 e 21 de agosto de 2014, o Canto Mãe Coruja e Circulo Educação e Cultura na cidade de Canhotinho, juntamente com a parceria da secretaria de saúde, equipe do NASF realizaram atividades referentes ao aleitamento materno, onde foram desenvolvidas palestras, rodas de conserva e oficinas
O momento aconteceu por meio de dinâmicas, vídeos, argumentos pessoais e o conhecimento dos profissionais convidados. Durante o evento, as crianças poderam desfrutar de uma barraca com diversos brinquedos.

 



 


Canhotinho - Mãe Coruja em parceria com o município e Sociedade Civil organiza palestra sobre o tema "Ser pai é..."


Neste dia 10 de setembro o Mãe Coruja, Círculos de Educação e Cultura e Canto Mãe Coruja  em Canhotinho , em parceria com a Escola Estadual Pe. Callou de Alencar, Sindicato dos Trabalhadores rurais e Secretaria de Saúde, certificaram as mulheres que participaram do módulo II e ao mesmo tempo nessa grande parceria promoveu um aulão de abertura ao módulo III, que teve como tema "Ser pai é..."
Foi um evento muito organizado onde foram confeccionados convites, os quais foram distribuídos às diversas secretarias do município bem como a algumas entidades publicas. 
Nesse momento foi dado um destaque especial ao pai “ DANIEL”, esposo da inesquecível professora GENILDA(in  memoria) através de um desenho que representava um pai segurando seu filho.
As palestrantes foram uma psicóloga e uma advogada que falaram sobre o vinculo afetivo do pai bem como seu direitos e deveres perante a lei.
Toda equipe do Mãe Coruja em Canhotinho agradece a participação de todas as parcerias envolvidas e em especial as palestrantes: Dr. Sandra e Dr. Charlene que contribuíram bastante na realização deste aulão.


Matéria: Profissionais do Mãe Coruja em Canhotinho
Revisão: Setor de Comunicação e Arte do Programa Mãe Coruja Pernambucana
 
                                     Saloá
Mãe Coruja em parceria com  Município promove roda de conversa sobre saúde da gestante e da criança
O canto Mãe Coruja Saloá-PE, através dos técnicos realizaram uma roda de conversa com gestantes sobre a gestação e, assim, destacar a importância dos cuidados com a saúde da mulher e da criança nessa fase, além de discutir sobre suas dúvidas e anseios sobre o momento do parto e pós-parto.  Esta atividade ocorreu no dia 04/09/2014. Participaram desta atividade 14 pessoas, sendo 10 gestantes, 01 enfermeira, 01 psicóloga do NASF, médica cubana e profissionais do canto.
Os parceiros envolvidos neste evento foram: (Secretaria de saúde, através da enfermeira do PSF em tela, a médica cubana, NASF e canto mãe coruja).
Portanto, realizar esta atividade foi sem dúvida de extrema relevância, pois é notável e necessário que a mulher deve ter um cuidado especial com a saúde, em especial no período gestacional e puerperal também, pois envolve não só a saúde da mulher, como também a da criança. Discutir sobre os cuidados com a saúde, o momento do parto e pós-parto, as gestantes tirando suas dúvidas e anseios sobre esta fase da vida, reavaliando seus hábitos e atitudes, além ida importância do acompanhamento pré-natal, sem dúvida apoia “nossas” futuras mamães a terem uma gestação mais tranquila e saudável e pode-se dizer que a criança chega ao mundo mais forte e sadia e, consequentemente, reduz-se a mortalidade materna e infantil.

Matéria: Profissionais  do Canto Mãe Coruja em Saloá-PE - Alex Diniz Silva e Flávia Veloso
Revisão: Setor de Comunicação e Arte do Programa Mãe Coruja Pernambucana 




                                         Canhotinho

Mãe Coruja através de seus Círculos de Educação e Cultura incentivam as gestantes e mães para a importância da brincadeira
no desenvolvimento da criança 




Durante o módulo Criança os Círculos de Educação e Cultura da profª Marcilene Vilela na cidade de Canhotinho vivenciaram momentos de leitura e contação de historinhas baseando-se em livrinhos infantis. O objetivo deste trabalho foi mostrar a todas as mulheres participantes que por meio das brincadeiras ela pode criar vínculos afetivos com seus filhos e dependendo do tipo, pode desenvolver as habilidades físicas, moral e intelectual, e os livrinhos infantis se usado com criatividade a criança pode se divertir bastante.






Matéria: Profissionais  do Canto Mãe Coruja em Canhotinho
Revisão: Setor de Comunicação e Arte do Programa Mãe Coruja Pernambucana



                                        Garanhuns

 Mãe Coruja em Garanhuns promove aulão com o tema "Ser pai é..."




            O aulão do Círculo de Educação e Cultura com o tema "Ser pai é... foi realizado no Salão Paroquial Sagrado Coração de Jesus, na COHAB 2, no período da tarde.
            Foi convidado para ministrar o aulão o Sr° Valdenilson Pimentel o qual trabalha como orientador de primeira comunhão e crisma de crianças e adolescentes. O tema do aulão enfocou a importância do pai no desenvolvimento infantil e na família. Foi um momento de informação e lazer para o crescimento pessoal das mulheres, as quais interagiram fazendo questionamentos e dando opiniões sobre o desafio de incentivar cada vez mais a participação do PAI no seio familiar.
            Após a palestra, as mulheres receberam os certificados referentes ao módulo criança dos Círculos de Educação e Cultura, seguido de um lanche que foi oferecido pela Secretaria de Assistência Social do Município de Garanhuns.
            Como o aulão foi realizado na COHAB 2, as mulheres e crianças dos Círculos de educação da COHAB 3 utilizaram um transporte que foi cedido pela GRE.
            Participaram do aulão trinta mulheres e quinze crianças dos círculos de educação, profissionais do canto (Rafaela Lima e Kátia Notaro) e professoras dos círculos (Michele Araújo e Marciana Rodrigues).

 
Matéria: Profissionais do Canto Mãe Coruja em Garanhuns - Kátia Araújo e Rafaela Lima
Revisão: Setor de Comunicação e Arte do Programa Mãe Coruja Pernambucana

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Por favor deixe seus comentários e sugestões...