terça-feira, 1 de setembro de 2015

Lajedo - Mãe Coruja aborda o tema: “A chegada do bebê em casa, como lidar?" com grupo de gestantes no PSF Olho D’Água dos Pombos.



      As mamães quando saem da maternidade, chegam a suas casas e de repente se dão conta que não tem mais enfermeiros e médicos para ajudá-la com o bebê. Neste momento é normal surgir algumas dúvidas: E agora como cuidar do pequeno? Irei dar conta de cuidar do meu filho? A rotina do bebê em casa inspira cuidados especiais? 

    As técnicas Mãe Coruja Lajedo abordaram junto às mamães gestantes e nutrizes do PSF as recomendações para os momentos de maior atenção com o bebê. Cuidados básicos com o recém-nascido ajudam a preservar sua saúde. Da higiene à preocupação com o sono, passando pela vacinação, vários aspectos ligados ao bem-estar da criança devem ser observados pelos pais.

“Dar banho, amamentar, cuidar do umbigo, trocar a fralda e ainda compreender cada choro do bebê é complicado” comenta a gestante e mãe coruja Edna Maria. Logo sugerimos que a mesma ficasse tranquila, e ela verá que isso passará rapidinho. Nestes primeiros dias, você irá descobrir algo tão especial que você nem poderia supor. Aprenderá a cuidar de um ser tão pequeno e delicado e descobrir que ser mãe está aí dentro de você, bem guardadinho, mas que irá despertar na hora certa, conclui a técnica.
A impressão que temos é que não sabemos de nada e que tudo que aprendemos durante a gestação ou o que nossas mães e amigas falaram foi em vão” comenta a gestante e mãe coruja Andréa Aleixo. 

    As técnicas Mãe Coruja agregam valor nesse momento, pela possibilidade de passar informações as mães e gestantes, abordando temas importantes, tais como:  Amamentação, tonalidade da pele, formato da cabeça, seios e áreas genitais, aspecto das fezes, importância de manter o cordão umbilical, banho, limpeza e fraldas, roupas, importância do banho de sol, compreensão do significado do choro, cólica, sono, visita ao pediatra, vacinas, teste do pezinho. 
    Nesta palestra, o Mãe Coruja Pernambucana além de informar e esclarecer muitas dúvidas deixou as mães e gestantes cientes dos seus direitos e deveres como formadoras de uma família, parabeniza a enfermeira do PSF Sheila Myllene Silva Barros. 




Matéria: Profissionais do Canto Mãe Coruja em Lajedo: Nataly Inácio e Prycilla Inácio e 
Professoras dos CECs: Gretiani Xavier e Vanuzia Vicente
Revisão: Coordenação de Comunicação e Arte do Programa Mãe Coruja Pernambucana

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Por favor deixe seus comentários e sugestões...