quarta-feira, 16 de setembro de 2015

Programa Mãe Coruja Pernambucana promove ações de incentivo ao Aleitamento Materno





      Agosto, 30 dias dedicados as ações de incentivo ao aleitamento materno, atividade que representa uma fonte inesgotável de contato mãe-bebê, nutrindo não somente o corpo, mas também a mente.
    As evidências que apontam os benefícios do aleitamento materno são indiscutíveis, não podendo no entanto ser vinculado a interpretação equivocada da equivalência amor pelo filho, com o julgamento depreciativo das mães que por uma ou outra razão não o fazem.
      A mulher sustenta o filho com leite, com seu colo e seu olhar, tentando interpretar o choro e lhe dando significado. Nesse mês o Programa Mãe Coruja Pernambucana registra as atividades que estão acontecendo nos municípios, fortalecendo o aleitamento materno, uma atividade que não é meramente orgânica e necessita de estímulo e persistência.

Virgínia Holanda, baseado no livro Primeira Infância Nota 10 (Fundação Maria Cecília Souto Vidigal e Futura)
Programa Mãe Coruja Pernambucana



Terra Nova 



  Mãe Coruja em parceria com o município vivenciando e estimulando ações de fortalecimento à amamentação









  O Programa Mãe Coruja em Terra Nova, vivenciou em todo o mês de agosto a programação intitulada “ Amamente”, envolvendo as Equipes de PSFs, Secretaria de Saúde e Promoção Social.

   Palestras foram ministradas pelas Equipes, todas as terças e quartas-feiras do mês citado, em locais diversos, PSFs, Centro de Convivência de Idosos e Canto Mãe Coruja, contando sempre com a presença dos Profissionais do Mãe Coruja, que também vivenciaram a proposta de forma criativa e divertida nas jornadas planejadas juntamente com toda a equipe.
   Com um público geral de 83 pessoas, dentre elas: gestantes, mães, pais, avós e crianças, em diversas atividades. muitas dúvidas foram esclarecidas durante esse período, quebrando a cultura do leite fraco e insuficiente para nutrição de determinadas crianças. O envolvimento dos profissionais médicos, enfermeiros e Agentes comunitários de saúde, Educadores dos Círculos de Educação e Cultura e profissionais do canto Mãe Coruja foi determinante para o empoderamento das famílias em defesa da amamentação.




Matéria: Profissionais do Mãe Coruja em  Terra Nova
Revisão: Coordenação de Comunicação e Arte do Programa Mãe Coruja Pernambucana







 Moreilândia 



Amamentação é tema do dia-a-dia no Mãe Coruja e na Atenção Básica  








   Em Moreilândia, Sertão do Araripe, a importância da amamentação para a saúde da criança e da mulher é tema permanente dentre outros que fazem parte da  orientação oferecida pelo Canto Mãe Coruja,  Círculos de Educação e Cultura e nos PSFs. 

    Na Semana da Amamentação estas ações foram intensificadas nas unidades de saúde, inclusive com a distribuição de panfletos. No Canto Mãe Coruja, foi realizada palestra  pela coordenadora da Atenção Básica, que falou das inúmeras vantagens do aleitamento materno, dos cuidados quanto a ingestão de medicamentos sem prescrição médica durante o período da amamentação, assim como bebidas alcoólicas e cigarros e demais drogas que devem ser evitados. As mães presentes também foram motivadas a falar das experiências positivas que tiveram e/ou estão tendo ao amamentar, incentivando as gestantes a amamentarem seus filhos de forma exclusiva até os 6 meses de vida e com alimentação complementar até os 2 anos.


Matéria: Profissionais do Mãe Coruja em Moreilândia
Revisão: Coordenação de Comunicação e Arte do Programa Mãe Coruja Pernambucana






Nenhum comentário:

Postar um comentário

Por favor deixe seus comentários e sugestões...