terça-feira, 15 de setembro de 2015

Programa Mãe Coruja Pernambucana promove ações de incentivo ao Aleitamento Materno




      Agosto, 30 dias dedicados as ações de incentivo ao aleitamento materno, atividade que representa uma fonte inesgotável de contato mãe-bebê, nutrindo não somente o corpo, mas também a mente.
    As evidências que apontam os benefícios do aleitamento materno são indiscutíveis, não podendo no entanto ser vinculado a interpretação equivocada da equivalência amor pelo filho, com o julgamento depreciativo das mães que por uma ou outra razão não o fazem.
      A mulher sustenta o filho com leite, com seu colo e seu olhar, tentando interpretar o choro e lhe dando significado. Nesse mês o Programa Mãe Coruja Pernambucana registra as atividades que estão acontecendo nos municípios, fortalecendo o aleitamento materno, uma atividade que não é meramente orgânica e necessita de estímulo e persistência.

Virgínia Holanda, baseado no livro Primeira Infância Nota 10 (Fundação Maria Cecília Souto Vidigal e Futura)
Programa Mãe Coruja Pernambucana






Garanhuns 

Mãe Coruja  trabalhando com parceiros a importância do aleitamento materno






    O Mãe Coruja Garanhuns realiza ações constantes sobre a importância do aleitamento materno. Neste sentido, em agosto, Canto e Círculos de Educação e Cultura   intensificaram e trabalharam estas ações junto a profissionais dos postos de saúde, NASF, associações comunitárias, Pastoral da Criança e vários outros atores envolvidos na sensibilização e conscientização sobre a importância multifatorial do aleitamento materno.
    Estão sendo realizados no município vários grupos e cursos de gestantes focando o aleitamento materno, onde, trabalhos dinâmicos são desenvolvidos para disseminar o tema com clareza e possibilitar a troca de experiências entre as mulheres, familiares e membros das comunidades. As mulheres se sentem a vontade nos grupos para falar da amamentação, bem como expressam suas emoções ao irem percebendo o quanto podem transmitir aos seus filhos quando decidem amamentar. É importante ressaltar que o aleitamento materno envolve a mulher, a família e seu território. Pensando assim, pode-se estimular e solidificar o ato de amamentar, pois, o aleitamento materno dá mais possibilidades ao bebê de ter um desenvolvimento saudável. Amamentar não é só dar alimento a uma criança, mas sim reconhecer os benefícios para mãe, a criança e a sociedade de um alimento insubstituível: o leite materno. 



Matéria: Profissional do Canto Mãe Coruja em Garanhuns - Katia da Silva Araújo Notaro 
Revisão: Coordenação de Comunicação e Arte do Programa Mãe Coruja Pernambucana




Capoeiras







      O Mãe Coruja através dos profissionais do Canto, promoveu no dia 18 de agosto no grupo de gestante (Canto), das 14:30 as 16;30 uma palestra sobre a importância da amamentação para o desenvolvimento neuropsicológico do bebê em parceria com a enfermeira da Unidade de Saúde da Família (USF) Maria Zélia, além de gestantes e mães, houve a presença de um pai que participou de forma atuante. No final foi proposto uma dinâmica entre as gestantes.


     Já no dia 24 de agosto foi a vez da USF Gildo Marques (espaço urbano) - dia de pré-natal - com a participação da enfermeira, foi realizado das 10:30 as 11:30 uma conversa com as gestantes sobre o aleitamento materno e os cuidados com as mamas, especialmente para as mamães principiantes e adolescentes. Os dois eventos reuniram aproximadamente 20 gestantes.




Matéria:Profissionais do Mãe Coruja em Capoeiras - Erika Kataline e Vânia Gisele
Revisão: Coordenação de Comunicação e Arte do Programa Mãe Coruja Pernambucana



Jupi






    Mãe Coruja Jupi realizou neste dia 25 de agosto, no período da manhã, atividade educativa no Posto de Saúde da Família (PSF) Miguel Pedro de Brito. Na programação, a profissional do Canto Edjane Maria trabalhou o tema “Dez motivos para amamentar” contando com a parceria da Psicóloga Tamara Vilela e o educador físico Maviavel Vilela, ambos do NASF. Participaram da palestra 15 gestantes, ACSs e equipe do PSF.

   Durante a tarde, o Círculo de Educação foi ao Canto Mãe Coruja para compartilhar experiências sobre aleitamento materno e receber orientações da profissional do Canto Angélica Sabrina sobre a introdução dos primeiros alimentos na dieta do bebê a partir do 6º mês de vida. Participaram desta atividade 30 educandas do CEC, a professora Sílvia Leite, a coordenadora pedagógica Martha Edjane e a articuladora do município Arlane Moraes.

   Foi um dia de intensas atividades e de extrema importância para o incentivo ao aleitamento materno exclusivo, visando os cuidados com a saúde física do bebê e o fortalecimento do vínculo mãe/filho.




Matéria:Profissionais do Mãe Coruja em Jupi 
Revisão: Coordenação de Comunicação e Arte do Programa Mãe Coruja Pernambucana





Caetés


 Rodas de conversa sobre a importância do aleitamento 
materno




      O  Mãe Coruja Caetés, através dos profissionais do Canto,  em parceria com as USFs e NASF realizou neste mês de agosto rodas de conversa com mulheres gestantes sobre a importância do aleitamento materno para um desenvolvimento infantil saudável. As técnicas do canto utilizaram como instrumento metodológico para este momento o álbum do Mãe Coruja, focando a importância das orientações prescritas no mesmo que serve como um manual norteador para todas as nossas gestantes. A psicóloga do NASF  em sua fala, destacou o fortalecimento do vínculo afetivo mãe-bebê no período da amamentação, dentre os inúmeros benefícios que este ato promove. Por fim, realizamos uma atividade para demonstrar na prática as várias posições que podemos amamentar o bebê, onde a fisioterapeuta do NASF, falou da importância das posições mais confortáveis para o sucesso da amamentação.






Matéria:Profissionais do Mãe Coruja em  Caetés - Adriana Maria Tenório Branco e Jaqueline Carlos Navarro
Revisão: Coordenação de Comunicação e Arte do Programa Mãe Coruja Pernambucana





Canhotinho




     O  Mãe Coruja juntamente com a Secretaria de Saúde do município, promoveram palestras sobre aleitamento materno nos espaços do PSF Gilza Araujo, na Câmara de Vereadores e nos Círculos de Educação e Cultura
  O primeiro dia aconteceu na Câmara de Vereadores onde a enfermeira Isadora mostrou aos Agentes de Saúde que em suas visitas domiciliares aconselhassem  sobre a importância da amamentação; nos demais dias, as profissionais do canto ofereceram palestras, rodas de conversa para alunas do C.E. C e no postinho de saúde. O evento aconteceu nos dias 24, 25 e 28 de agosto, contando com a participação de 25 agentes de saúde e 40 mulheres.

  Em todo momento foi enfatizado todas as vantagens da amamentação para saúde da mulher e do bebê, bem como o vinculo afetivo criado nesse momento.







Matéria: Profissionais do Mãe Coruja em Canhotinho -  Aline Cordeiro e Simone Simões
Revisão: Coordenação de Comunicação e Arte do Programa Mãe Coruja Pernambucana






Nenhum comentário:

Postar um comentário

Por favor deixe seus comentários e sugestões...