quarta-feira, 16 de setembro de 2015

Lajedo - Mãe Coruja agrega valor na 2ª Semana do Bebê com apoio do UNICEF









   Lajedo passa a fazer parte do movimento que já é realizado há cerca de 15 anos no Brasil: a Semana do Bebê. A Semana do Bebê é uma estratégia de mobilização social e já aconteceu em mais de 500 municípios do Brasil com o apoio do UNICEF. O evento tem por objetivo colaborar para o fortalecimento do direito à sobrevivência e ao desenvolvimento de crianças de até 6 anos como uma prioridade na agenda dos municípios brasileiros.

      Em Lajedo a Semana do Bebê começou dia 31 de Agosto e seguiu até 04 de Setembro, com uma extensa programação que inclui palestras, seminários, assistência médica pré-natal, festival, oficinas e diversas ações culturais de mobilização e conscientização envolvendo escolas, maternidades, postos de saúde, creches e CRAS.

   Outro destaque da programação é a escolha do Bebê Prefeito – primeira criança que nascer na Casa de Parto, a partir da meia noite do dia 31, receberá a chave da cidadania e um enxoval e que, a partir de então, será acompanhada pela comunidade, simbolizando o cuidado de todos pelo desenvolvimento pleno de cada criança.

   A abertura aconteceu no dia 31, ás 8h30, na Casa de Parto, com a presença do executivo e legislativo do município, representantes convidados além da sociedade civil, com uma palestra aberta ao público com o seguinte tema: “Cuidando da infância, pensando no futuro”. 

"A disseminação da Semana do Bebê por todo o País pelo selo UNICEF reforça a importância do compromisso com a sobrevivência infantil" enfatiza o Prefeito  da cidade.

   As técnicas Mãe Coruja participaram da programação semanal do município, agregando valor com atividades especificas do Programa. "Atingimos nosso objetivo enquanto técnicas quando em um momento tão especial para Lajedo conseguimos através dos nossos números e nossas pessoas mostrar impacto positivo do Programa ressaltando a importância da atenção á primeira infância".

  Segundo o Secretário de Saúde de  Lajedo já apresenta resultados: a formação de novos profissionais da rede de saúde e educação o acompanhamento integral dos bebês de até 1 ano de idade o aumento dos índices de amamentação, diminuição do desmame precoce e diminuição na taxa de mortalidade infantil. O que coloca a Semana do Bebê como uma iniciativa consistente, capaz de transformar cenários e fazer a diferença na vida das crianças e da comunidade.

   "Os seis primeiros anos de vida são fundamentais para o desenvolvimento integral de meninas e meninos. Nessa fase da vida, a criança desenvolve grande parte do potencial cognitivo que terá quando adulto. Por isso, representa uma janela de oportunidades. A atenção integral nessa faixa etária tem impacto decisivo nos processos de aprendizagem e de construção de relações sociais, fatores que influenciarão a vida afetiva, profissional e social" concluem as técnicas Mãe Coruja. 
     Um verdadeiro show artístico, incluindo teatro infantil, perna de pau, pintura facial e apresentação de dança, voltado para o público infantil encerra o evento em 04 de Setembro na Escola Padre Emílio Lins - Campel.

"O projeto vem se fortalecendo ao longo desses dois anos e não medirei esforços para efetivação do mesmo, é a Prefeitura de Lajedo rumo ao selo UNICEF" afirma a Primeira-dama do município,


Matéria: Profissionais do Canto Mãe Coruja  em Lajedo: Nataly Inácio e Prycilla Inácio
Revisão: Coordenação de Comunicação e Arte do Programa Mãe Coruja Pernambucana





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Por favor deixe seus comentários e sugestões...